Alunos de Tecnologia em Agropecuária e Química Industrial participam de visita técnica

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
27/10/2021

Os acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Agropecuária e Química Industrial da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participaram no sábado, 23, de uma visita técnica à CoperAmetista e ao Museu do município de Ametista do Sul. A ação fez parte das atividades das disciplinas de Fruticultura e Tecnologia de Alimentos, ministradas pelos professores Paulo de Tarso Lima Teixeira e Roseli Maria Lamb Zanchin.


Na oportunidade, os professores e alunos foram recebidos pelo presidente da CoperAmetista, Elton Mezzaroba, que explicou os aspectos e processos de produção e comercialização de uvas e derivados como vinhos, espumantes e sucos, e apresentou a estrutura da cooperativa.


Em seguida, os universitários visitaram o Museu com o objetivo de conhecer a loja da CooperAmetista e o processo de envelhecimento de vinhos subterrâneos. Aproveitando a oportunidade, também foi realizada uma visita na cervejaria Mina Beer, a única com atividades produtivas em uma furna subterrânea. Nesta atividade, os acadêmicos puderam entender o processo de produção, visualizado pelo lado externo da sala de produção. 


O desenvolvimento regional se dá devido ao turismo que envolve as respectivas empresas localizadas no museu. Segundo a professora Roseli, as ações de agroindustrialização estão muito bem desenvolvidas na região. “Temos oportunidade para nossos acadêmicos na implantação de turismo em suas propriedades e, mesmo os alunos de Química Industrial, que visualizaram na prática como é possível produzir em um espaço que foi explorado pela mineração e hoje é explorado pelo turismo e lazer”, comenta.

Confira as imagens: