Alunos do nono ano da Escola da URI recebem o projeto Eco Água

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Lucas Postal / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
10/08/2023

Neste último mês de julho, a turma do nono ano da Escola de Educação Básica da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, foi selecionada para participar do projeto Eco Água. A iniciativa é promovida pelo jornal O Alto Uruguai, em parceria com o Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea e com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Na oportunidade, a turma recebeu a engenheira florestal e secretária do Comitê, Angela Mendonça, que fez um relato sobre os ciclos da água e como é realizado todo o processo de captação e tratamento dos recursos hídricos. 

A preservação das nascentes, por meio de ações práticas, com foco no manancial que fornece água para a população urbana de Frederico Westphalen, assim como a poluição de alguns mananciais da cidade foram tópicos importantes da palestra. Também foi apresentada a possibilidade dos jovens auxiliarem na preservação por meio do projeto os novos “Guardiões da Água”. A iniciativa já conta com a adesão de dezenas de crianças e está aberta à participação dos jovens. Nos próximos dias, o projeto Eco Água seguirá visitando outras escolas da região. 

O professor de Biologia da Escola Básica e do Núcleo Ambiental da URI/FW, Rauter Ruben da Silva, destaca a forte atuação da Universidade na área ambiental, fazendo parte do Comitê do Rio da Várzea. “A URI está presente diariamente na tomada de decisões pela melhor utilização dos nossos recursos, de uma forma mais sustentável, tanto econômica quanto ambientalmente.”, finaliza o professor, que também é Membro do Colegiado do Comitê.