Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Alunos têm aula prática de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal
Estudantes aprenderam sobre o processamento de mandioca, laranja e seus derivados
Aliar a teoria e a prática é uma das principais características do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW. Nessa perspectiva, no dia 7 de junho aconteceu uma aula prática da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.
Na oportunidade, os acadêmicos do 6º semestre do curso, da Turma Originais, acompanhados da professora, Roseli Maria Lamb Zanchin, reuniram-se na cozinha escola, localizada no câmpus da universidade. Para a aula, os estudantes trouxeram de suas propriedades diversos produtos que são produzidos por eles e suas famílias, como mandioca, laranja, limão, entre outros.
Para a atividade, foram desenvolvidas diversas técnicas, por meio das quais os universitários puderem visualizar na prática o conteúdo teórico visto em sala de aula, na aplicação das técnicas de branqueamento em vegetais e na ocasião o produto foi a mandioca.
O processamento da laranja ficou focado na geleia com produção de pectina caseira, nas compotas da fruta, na bala da casca de laranja, entre outros derivados.
Para a professora Roseli, a disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal vem ao encontro dos alunos e de suas famílias, especialmente no que diz respeito à questão de produção de alimentos para a subsistência.
Já que esta técnica permite às famílias agregar valor aos produtos por estarem processando sua própria matéria-prima, Roseli comenta que a grande satisfação desta aula prática foi a realização de várias técnicas ao mesmo tempo, por meio das quais foram abrangidos diversos assuntos da disciplina e que todos os alunos fizeram ótimas produções.