Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Alunos têm aula prática sobre defensivos agrícolas e perdas de colheita de grãos
Estudantes de Tecnologia em Agropecuária visitaram propriedade no interior de Planalto

Os acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, da turma Sucessores do Agro de Alpestre, no dia 20 de abril, participaram de aula prática na propriedade das Frutas Franskoviaki, no interior do Município de Planalto. O foco da exposição foi o uso correto e seguro de defensivos agrícolas.
Na área, foram abordados temas, como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), regulagem de pulverizador costal, regulagem e calibração de pulverizador tratorizado, turbo atomizador, demonstração de drone de pulverização e conceitos básicos de tecnologia de aplicação de agrotóxicos.
Ainda, foram feitas estimativas de perdas de colheita de grãos de soja na propriedade do acadêmico Gustavo Conte, realizando cálculos de perdas pré-colheita, perdas de plataforma, e do sistema de trilha e separação.
O professor, Thiarles Brun, destaca a importância destes conhecimentos para serem aplicados nas unidades de produção dos acadêmicos, como o uso correto e seguro de agrotóxicos, pois podem causar intoxicações nos aplicadores, desta forma o uso EPI é fundamental.
– Além disso, a determinação das estimativas de perdas de colheita indica possíveis falhas de operação e regulagens que possam ser realizadas para evitar perdas econômicas. Assim, uma boa regulagem e manutenção dos pulverizadores garantem um maior aproveitamento e aplicação do volume e dose correta de defensivo, evitando contaminação ambiental e reduzindo custos – reforça o docente.