Anagro e CISA fortalecem parceria para ampliar análises de agroindústrias na região Noroeste
A parceria busca criar um fluxo contínuo e eficiente, integrando os Sistemas de Inspeção Municipais (SIM) à expertise técnica dos laboratórios da URI
Em reunião realizada na sede do Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (CISA), em Ijuí, no dia 10 de dezembro, representantes da URI/FW apresentaram propostas para expandir e consolidar os serviços laboratoriais para as agroindústrias da região. O encontro contou com a presença do coordenador dos Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro), Cassiano Busatta, e do gestor comercial, Sidinei Ulbrik, a convite do coordenador do Departamento de Inspeção do CISA, Mário Roberto Andres.
A reunião teve como objetivo apresentar a estrutura, as áreas de atendimento e os procedimentos de coleta da Anagro, reforçando a parceria entre a universidade, o CISA e os Sistemas de Inspeção Municipal dos municípios consorciados. O CISA, que reúne quase 50 municípios, é um ator estratégico para a inspeção sanitária e o fortalecimento da agroindustrialização local.
Durante o encontro, foram discutidos os planos para formalizar a Anagro como laboratório conveniado para a realização de análises das agroindústrias consorciadas a partir de 2026. A proposta inclui a otimização das rotas de coleta de amostras, buscando ampliar a área de atuação dos laboratórios da URI e facilitar o acesso dos produtores aos serviços de análise de qualidade.
Expansão de rotas
O coordenador da Anagro destacou a importância estratégica de expandir a capilaridade dos serviços. “Ampliar nossas rotas de coleta e atender a mais municípios por meio desta parceria com o CISA não é apenas um crescimento operacional para a Anagro. É um passo essencial para fortalecer toda a cadeia produtiva regional. Levar nossos serviços laboratoriais a um número maior de agroindústrias significa dar a elas mais agilidade, confiabilidade e suporte técnico para que possam regularizar e qualificar sua produção, gerando mais segurança alimentar e desenvolvimento econômico para o noroeste do estado”, afirmou Busatta.
A parceria busca criar um fluxo contínuo e eficiente, integrando os Sistemas de Inspeção Municipais (SIM) à expertise técnica dos laboratórios da URI. A iniciativa deve proporcionar maior suporte às agroindústrias familiares e de pequeno porte na adequação às normas sanitárias, além de fomentar a comercialização intra e interestadual de produtos.
A expectativa é que, com a formalização da parceria para os próximos anos, seja possível estruturar um calendário fixo de coletas, abrangendo um leque maior de municípios consorciados e tornando os laboratórios da Anagro uma referência ainda mais presente no desenvolvimento agroindustrial regional.