Análise custo/benefício em sistemas agropecuários é tema de curso

Capacitação, que faz parte da formação Eficiência em Gestão Rural, está sendo proporcionada pela URI e Sicoob

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI
02/09/2024

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, juntamente com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), promove o Curso Eficiência em Gestão Rural, auxiliando os produtores a aprimorarem a gestão de suas propriedades, buscando mais eficiência nos resultados.


A capacitação conta com a participação de 30 associados do Sicoob, oriundos dos municípios de Alpestre, Caiçara, Frederico Westphalen, Giruá, Iraí, Mondaí, Palmitos, Planalto, Seberi, Vista Alegre, os quais buscam o fortalecimento e reorganização dos negócios.


O terceiro encontro ocorreu no dia 31 de agosto, ministrado pelo professor doutor Luis Pedro Hillesheim, o qual abordou o tema, “Análise custo/benefício em sistemas agropecuários”. Segundo o docente, tecnologia e economia em tempos de globalização apresentam desafios para o agricultor e empreendedor rural, pois é cada vez mais complexo realizar gestão de eficiência sobre seu negócio em virtude de que as forças que operam, fora da porteira, perpassam espaços produtivos da unidade de produção agropecuária. “Porém, quando falamos, de dentro da porteira, a eficiência na gestão rural é sim responsabilidade nossa, precisamos ter o controle dos dados, coletando os custos, avaliando os rendimentos e resultados da renda, mediante análise do custo/benefício da produção”, frisa Hillesheim.


De acordo com a gerente do Sicoob da agência de Mondaí/SC, Flávia Carboni, foi abordado um tema essencial para os produtores que buscam uma gestão eficiente de suas propriedades. “Durante a aula, foi destacado como a análise detalhada dos custos permite identificar oportunidades de melhoria e gargalos que podem impactar a produtividade e a rentabilidade. Esse conhecimento é fundamental para garantir a prosperidade no setor agropecuário”, salienta a gerente.


Sobre a parceria entre a URI e o Sicoob, Flávia destaca como um grande incentivo ao produtor rural, reforçando o apoio necessário para impulsionar a potência do agronegócio nacional. “Essa colaboração visa fortalecer o conhecimento e a prática na gestão de custos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável do setor”, justifica a gestora.


O curso segue até o mês de novembro. O próximo encontro será no dia 14 de setembro, com a temática “Desenvolvimento sustentável da unidade de produção agropecuária”, ministrada pelo professor doutor Sandro José Paixão.


Confira as imagens: