APL tem nova unidade gestora no Médio Alto Uruguai

URI FW
Imagem Notícia

Bianka Nieckel - Redação Secom
02/01/2014

A Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai assinou, na última segunda-feira, 27, convênio com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), como entidade gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústria Familiar da região. O APL ingressa, assim, no segundo ano de apoio do Governo do Estado por meio do Projeto de Fortalecimento dos APLs – no primeiro ano, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) cumpriu as funções de gestora.

Constituída em outubro de 2013, a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai é resultado da organização do APL. “O Projeto APLs possibilitou que a região criasse uma instituição para ser parceira do setor público no desenvolvimento da região”, destacou o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sérgio Kapron.

A partir deste segundo ano de atividades, o APL priorizará a integração de ações dos diversos órgãos que apoiam o APL, visando dobrar o número de agroindústrias regularizadas e ampliar os mercados para comercialização dos produtos do arranjo. “A falta de legalização dificulta o acesso aos mercados. Nosso objetivo é, num primeiro momento, vender para programas governamentais, para feiras e para o mercado local, depois partir para a Capital e outros Estados. Com isso, mais do que dobraremos a comercialização”, explicou o presidente da agência regional, Gelson Pelegrini.