Aplicada a prova de seleção do PRONERA

Confira o gabarito da prova

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI
17/02/2014

A tarde desta segunda-feira, dia 17,  promete ser um divisor de águas na vida de dezenas de jovens e adultos que se inscreveram para o processo seletivo oferecido pela URI-Câmpus de Frederico Westphalen através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), através do qual 40 alunos terão a oportunidade de cursar, gratuitamente, Tecnologia em Agropecuária. 



Cerca de cem candidatos responderam, nesta tarde, no Câmpus da URI, as dez questões de interpretação e específicas da temática da agropecuária, mais a redação, que teve como tema central e ponto de partida a seguinte afirmação: “Integração entre lavoura e pecuária amplia os lucros dos produtores”.



A partir dela, os candidatos foram desafiados  a escrever um texto, expondo a sua opinião, sobre uma das questões a seguir:  1. Como os pequenos agricultores deverão integrar a produção agrícola, visando ampliar os lucros? 2. Que medidas os agricultores deveriam adotar para viabilizar a pequena propriedade, tornando-a produtiva? 3. Agricultura familiar: como viabilizar a pequena propriedade para que gere renda?

Os candidatos, de diversas faixas etárias, estavam otimistas com a oportunidade. S. Artur Porfírio da Silva, 60 anos, veio de Pinheirinho do Vale para fazer a prova.


“Esta novidade é muito importante para a região e foi recebida com muito carinho por todos nós. É um grande passo para a agricultura familiar".

Sidnei Sarmento, 30 anos, de Palmitinho, também manifestou a sua satisfação em poder participar deste processo seletivo.


 “É uma iniciativa muito boa, porque oportuniza aos agricultores o acesso ao ensino superior. Assim, poderemos trabalhar melhor em nossas propriedades,  aplicando na prática o que iremos aprender na URI”.

A gradução é gratuita e exclusiva para os beneficiários do crédito fundiário residentes na região do Médio Alto Uruguai e na Região do Rio da Várzea.

Segundo o coordenador do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, professor Luis Pedro Hilleshein, a URI busca, através da inserção neste programa, atender um segmento da sociedade que precisa ser valorizado e fortalecido. "Este processo de seleção é resultado de um árduo trabalho de diversos profissionais da URI, que estiveram à frente da elaboração de um projeto, que foi encaminhado e aprovado, tornando o Câmpus apto a oferecer estas vagas", destacou.
 

CONFIRA AQUI O GABARITO

1. C
2. A
3. E
4. B
5. D
6. B
7. E
8. C
9. C
10. D

Listão dos aprovados e Matrícula

A URI divulgará o listão oficial dos aprovados na quarta-feira, dia 19 de fevereiro, às 9h. Os cand

Confira as imagens: