Aprovada instalação de Educação Infantil e Cursos Técnicos na Escola da URIFW

Novas turmas serão implementadas a partir de 2023

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
26/10/2022

A proposta de implementação da Educação Infantil e Cursos Técnicos na Escola de Educação Básica da URI Frederico Westphalen foi aprovada nesta quarta-feira, 26 de outubro. A instituição que, atualmente, contempla Ensino Médio e possui autorização para instalação do Ensino Fundamental, poderá, a partir do próximo ano, atender alunos desde o Berçário até o Ensino Técnico-Profissional.


A diretora da escola, professora Marcia Dalla Nora, explica que o projeto de implementação de novas turmas foi pensado e construído para proporcionar novas possibilidades de ensino à região. “Com nosso Ensino Médio já qualificado e consolidado, entendemos que havia a necessidade de ampliarmos a nossa escola, de acordo com a demanda considerável que encontramos para este nível de ensino. A Escola Básica passa a oferecer ensino de qualidade desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental com turmas para 1º, 5º, 7º e 9º ano confirmadas e lista de espera de interessados para as demais classes que, dependendo do número de inscritos, poderão ser abertas também, até Ensino Médio e Cursos Técnicos”, complementa Marcia.


Segundo a diretora geral da universidade, Silvia Regina Canan, a ampliação integra inovações propostas no Planejamento Estratégico da URI e, também, a um anseio da região. “A novidade vem para somar à formação qualificada de crianças e jovens, seguindo a tradição dos demais câmpus da URI que já contam com a estrutura completa da Escola”, Silvia acrescenta.


Diferenciais da Escola Básica

Com previsão de turmas de Berçário, Maternal e Pré-Escolar, e cursos Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Enfermagem, além dos Ensinos Fundamental e Médio, a Escola Básica da URI oferece os diferenciais desde horário, com período de atividade das 7h às 19h, até infraestrutura e projetos compartilhados com a universidade e cursos de graduação. Os estudantes terão acesso a aulas em laboratórios de ponta, professores especialistas, mestres e doutores, simulados internos e externos, acompanhamento nutricional, Núcleo de Acessibilidade e serviços de Atendimento Educacional Especializado com psicólogos e psicopedagogos, ambulatório, viagens de estudos, parcerias com balé, judô, curso de inglês e espaços diferenciados como hortas, bosque, quadra de esportes, ginásio, salas de artes e de cinema, biblioteca, e espaços de brincar internos, externos e pracinha de areia.


Além do turno escolar com disciplinas do currículo, também serão oferecidas aos alunos várias possibilidades de atividades complementares. Dentro da proposta pedagógica para os Berçários e Maternais, serão ofertadas todas as refeições, meditação, aulas de música, dança geral, escolinha de futebol e oficina de artes, além de curso de inglês para os alunos do maternal.


Já para as turmas Pré-Escolares I e II, e anos iniciais do Ensino Fundamental, aulas de música, dança geral, inglês, robótica/informática, projetos com cursos de graduação da universidade, oficina de artes, meditação e escolinha de futebol serão as atividades oferecidas no turno inverso das aulas, que acontecerão à tarde.


Aos anos finais do Ensino Fundamental, cujas aulas obrigatórias acontecem durante todas as manhãs e uma tarde, são oferecidos materiais atualizados e alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e atividades de sistematização e fixação de conteúdos, com proposta pedagógica flexível e inovadora. Os alunos de Ensino Médio, com aulas durante todas as manhãs e três tardes, terão acesso, também, a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares durante o período de Agosto a Novembro, garantindo aprovação em universidades nacionais e internacionais, disciplina de Redação, oportunidades de intercâmbio, revisões, oficinas, palestras, projetos e itinerários.


Cursos Técnicos

Os cursos profissionalizantes terão duração de 2 anos e têm, como requisito para ingresso, que o aluno esteja regularmente matriculado no 3º ano e/ou ter concluído o Ensino Médio. O curso Técnico em Enfermagem tem o objetivo de formar técnicos com as competências e habilidades do profissional nos diversos cenários do cuidado.


O Técnico em Eletrotécnica busca capacitar os alunos para que estejam aptos a elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, além de sistemas de acionamentos elétricos e de automação industrial, realizando a programação e parametrização de sistemas de acionamentos eletrônicos industriais. Além disso, também objetiva capacitá-los a reconhecer e aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas, além de atuar no assessoramento de empresas atuantes no setor, de forma a auxiliar na tomada de decisões, atendendo às necessidades da sociedade e do processo produtivo.


Inscrições

As matrículas para as turmas da Escola Básica já estão abertas, e os interessados podem contatar a Escola de Educação Básica, através dos números (55) 3744-9210 ou (55) 9.9622-5322 ou ainda através do e-mail escola@uri.edu.br, para realizar inscrições ou agendar visitas à estrutura. Para possibilitar acesso a todos os públicos, serão ofertadas bolsas de estudos parcial e integral (50% e 100%). Além disso, também terão descontos os grupos familiares, empresariais e outras.