Aula inaugural de Agrárias reúne mais de 150 participantes

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
06/03/2023

Os cursos da área das Ciências Agrárias da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Agronomia e Tecnologia em Agropecuária, promoveram nesta quarta-feira, 1º, a aula inaugural com o tema “Bioinsumos na Agricultura”. O evento foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo e professor do Departamento de Defesa Fitossanitária da Universidade Federal de Santa Maria, Jerson Carus Guedes.


O evento contou com a participação de mais de 150 alunos, professores, extensionistas da Emater, produtores da Feira AgroURI e outros parceiros da região, no Auditório da universidade e de forma remota.


O acadêmico do curso, Edivaldo Cenci, comentou que o tema foi uma ótima escolha pois, apesar de parecer a novidade no momento no meio agro, trata-se de uma prática utilizada há muito tempo por agricultores, desde adubação orgânica, uso de extratos de plantas para controle de pragas a uso de fermentados. “É difícil encontrar quem, no meio agronômico mais voltado ao campo da produção orgânica, nunca tenha ouvido falar em biofertilizantes, como o uso de infusão com raiz de timbó para controle de carrapatos em bovinos e outros métodos. Essas práticas são muito utilizadas no meio da agricultura orgânica, e por muito tempo foram taxadas de inúteis, e agora observa-se o interesse de empresas na utilização dessas técnicas com tecnologia mais avançada, conseguindo separar as melhores cepas e disponibilizar ao mercado. Tudo isso é louvável, mas não podemos esquecer que a origem desses processos visava a independência e sustentabilidade do agricultor familiar, e é nesse campo que precisamos debater melhor a legislação sobre a utilização dos ONFARM”, complementa Edivaldo.


Para melhor visualização dos resultados dos Bioinsumos na Agricultura, os alunos de Agronomia participaram, também, na quinta-feira, 2, do dia de campo da Cotrifred com a temática “Cultivares e Manejo da Soja”.


Confira as imagens: