Autorizada instalação do Ensino Fundamental na Escola da URI/FW

Inicialmente, serão oferecidos o 1º, 5º e 9º ano. As demais turmas, estão com lista de espera e possibilidade de ingresso também em 2023

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
19/09/2022

Integrando as inovações propostas no Planejamento Estratégico da URI, sempre primando pelo ensino de qualidade, a partir do próximo ano a Escola de Educação Básica da URI/FW passa a contar também com o Ensino Fundamental. A aprovação do Ensino Fundamental foi autorizada pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e pelo Conselho Estadual de Educação RS.

Desta forma, a partir do início do ano letivo de 2023, serão ofertados, inicialmente, o 1º, 5º e 9º ano, tendo lista de espera de interessados para as demais turmas do Ensino Fundamental, que, dependendo do número de inscritos, poderão ser abertas também.

Além do turno escolar com disciplinas do currículo, no turno inverso também serão oferecidas várias possibilidades de atividades complementares. Dentro da proposta pedagógica estão contempladas atividades de música, dança, oficina de artes, meditação, projetos da URI dos cursos de graduação, inglês, escolinha de futebol, robótica/informática, entre outras. A escola funcionará das 7 horas às 19 horas.

Para possibilitar acesso a todos os públicos, serão ofertadas bolsas de estudos parcial e integral (50% e 100%). Além disso, também terão descontos os grupos familiares e empresariais.

Conforme a diretora, Marcia Dalla Nora, este foi um projeto pensado e construído para proporcionar novas possibilidades de ensino à região. “Por já termos Ensino Médio qualificado e consolidado, entendemos que havia a necessidade de ampliarmos a nossa escola. Além disso, temos uma demanda considerável para este nível de ensino. Precisamos destacar também que temos uma estrutura adequada a estes novos alunos, pois a escola faz parte da URI/FW, utilizando toda a área existente, com espaços já adequados ao Ensino Fundamental. Também, vamos dispor de professores capacitados e com experiência, para tornar o ensino ainda mais qualificado”, garante Marcia.

A diretora geral da universidade, Silvia Regina Canan, comenta que a ampliação da Escola de Educação Básica da URI/FW atende não somente ao Planejamento Estratégico, como também a um anseio da região. “Vem para somar à formação qualificada de crianças e jovens, seguindo a tradição dos demais campus da URI que já contam com a estrutura completa da Escola”, Silvia explica.

Além do Ensino Fundamental com funcionamento já autorizado, está em fase de aprovação a Educação Infantil, que atenderá crianças do Berçário ao pré-escolar. Para esta fase, também já estão abertas listas de espera. 

Interessados em fazer reservas de vagas ou mesmo agendar visita, podem contatar a Escola de Educação Básica, através dos números (55) 3744-9210 ou (55) 9.9622-5322 ou ainda através do e-mail escola@uri.edu.br.

As matrículas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio estarão abertas a partir do dia 3 de outubro.