Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Birdwatching: a prática de observar aves de alunas de Ciências Biológicas
O Birdwatching (Observação de Aves) é a prática de observação de aves sem que haja qualquer tipo de interferência no modo de vida desses animais. As estudantes de Ciências Biológicas da URI/FW, Gabriela de Moura Chagas e Thalia Voeltz, reúnem os conhecimentos obtidos no curso para integrarem a prática da observação de aves dentro e fora do campus da universidade.
São realizados registros fotográficos e de áudio para a identificação das espécies presentes na região, esses dados são inseridos na maior plataforma digital brasileira de birdwatching, o WikiAves. As fotos também são divulgadas no Instagram @birdwatching_f.w, buscando facilitar
o acesso da população a essas informações.
Essa prática também colabora para a ação de Educação Ambiental: as alunas trazem o conhecimento das espécies de avifauna da região, algumas nem tão comuns, com o intuito de propagar e incentivar a conscientização da conservação dos habitats naturais, que andam cada vez mais fragmentados e degradados e, consequentemente, a preservação desses animais.
Uma das aves já registradas no campus da universidade é o Araçari-banana, uma espécie pouco comum de se encontrar na cidade. A ave é amarelada possuindo alguns traços em vermelho, é classificada como quase ameaçada e geralmente é encontrada em copas de florestas altas.
Vale ressaltar que a prática de Observação de Aves pode ser feita com qualquer idade e não demanda necessariamente de um conhecimento prévio, basta se manter atento as aves que aparecem no cotidiano e ter curiosidade para ir atrás de pesquisar em sites confiáveis e livros de identificações para descobrir as espécies observadas. Essa prática, além de trazer conhecimento e conscientização, também liga as pessoas a natureza, trazendo saúde e bem-estar.