Café com Direito reúne lideranças e autoridades na URI/FW
As pessoas que se pronunciaram, destacaram a importância do curso de Direito e da universidade para a região
Para marcar a Semana da Advocacia, a URI/FW, por meio do curso de Direito, promoveu o Café com Direito, no dia 14 de agosto. Estiveram presentes na sede do Small Farm Hub autoridades, representando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Polícia Civil, Brigada Militar, além de inúmeras lideranças da comunidade.
O coordenador da graduação, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, enalteceu a presença do público, destacando as inúmeras parcerias que o curso mantém com entidades, órgãos e instituições que ajudam na formação dos acadêmicos. “Recebemos quase todas as semanas oportunidades de estágios para nossos alunos, todos argumentam a qualidade do ensino da URI como motivo da busca pelos nossos universitários. Ficamos felizes com este destaque e vamos continuar focados na formação de qualidade que sempre primamos”, frisa Kuhnen.
O prefeito José Alberto Panosso prestigiou o momento e reforçou a excelência do curso, que oferece conhecimento prático, técnico e científico. “Nesse sentido, queremos evidenciar também o Núcleo de Práticas Jurídicas que atende pessoas em vulnerabilidade social, reforçando o caráter comunitário da nossa URI. Tenho orgulho em dizer que temos uma instituição desta magnitude no nosso município, que já formou mais de 15 mil alunos”, assegura o gestor.
OAB
Representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-FW), a presidente Patrícia Stieven, reforça a importância do curso de Direito. “Sou egressa e professora desta universidade, por isso a acompanho e vejo a sua evolução há mais de 20 anos. Assim, consigo perceber a solidez da instituição e a qualidade dos profissionais formados nesta graduação, o que me proporciona grande alegria em fazer parte deste processo de construção do conhecimento”, salienta Patrícia.
A URI/FW tem dois membros integrantes da Comissão Estadual de Ensino Jurídico da OAB, os professores Cesar Riboli e Daniel Fensterseifer, ambos do curso de Direito. Em seu pronunciamento, Riboli retomou parte da história da universidade, lembrando que a instituição é fruto do desejo da sociedade que notou, há mais de 50 anos, a importância de ter cursos superiores para ajudar a transformar a região. Dentro destas demandas da comunidade, estava o curso de Direito que existe há mais de 30 anos e tem o intuito de formar pessoas que possam resgatar a cidadania e os direitos dos cidadãos.
– Com base na experiência que tenho nesta universidade e por ser avaliador do MEC, já tendo analisado cursos em quase todos os Estados do país, posso afirmar que ficamos à frente de muitas outras graduações de Direito do Brasil, isso porque temos compromisso com a sociedade e com a formação das pessoas – afirma Riboli.
Da mesma forma, Fensterseifer enaltece as boas notas alcançadas no Enade pelos alunos de Direito da URI e o alto índice de aprovação nas provas da OAB. “Além disso, formamos profissionais para todas as esferas do Direito, tendo inclusive centenas de egressos que passaram em concursos públicos, sendo destaque na profissão que escolheram. Isso nos estima muito e eleva o patamar da nossa URI”, justifica o professor.
O conselheiro estadual da OAB, Rogério Vargas dos Santos, exaltou a parceira da universidade com a Ordem. “Por meio desta integração, foi possível desenvolver o curso de Direito e formar profissionais tão competentes. Além disso, minha vida profissional foi esculpida em Frederico Westphalen e se tenho voz e vez nas entidades que representei e represento até hoje, é porque esta região me deu esta força e confiou em mim e no meu trabalho, e sou muito grato. Para isso, me inspiro em colegas que sempre me ajudaram, boa parte deles formada na URI que sempre prima pela excelência do ensino”, fundamental Santos.
Judiciário
Esteve presente também no evento, o juiz Marco Aurélio Antunes dos Santos. O magistrado disse que acompanha a URI há quase 20 anos e entende que ela atende os anseios da comunidade. “Temos um curso de Direito que cumpre seu papel, formando excelentes profissionais, por isso ressalto a importância do curso e da universidade pelo belo trabalho que desempenham. Em função desta excelência, o Poder Judiciário é parceiro e está com as portas abertas para apoiar na formação dos alunos, assim como participar de eventos ou ações que possam contribuir com este conhecimento aos estudantes”, destaca o juiz.
Ministério Público
A promotora de Justiça, Michele Taís Dumke Kufner, iniciou sua caminhada Jurídica na URI o que contribuiu para sua decisão de retornar a Frederico Westphalen para atuar no Ministério Público. “Como sabemos da excelência do que é ofertado por esta universidade, queremos cada vez mais estreitar nosso relacionamento com esta instituição e contribuir com o que estiver ao nosso alcance para a formação dos profissionais”, afirma a promotora.
Delegacia de Polícia
O delegado Eduardo Ferronato Nardi parabenizou a universidade e o curso pela importância na região, pelo constante auxílio para preencher as vagas de estágios, pelas belas parcerias e ações, argumentando que a URI se integra com as forças vivas, tendo características diferenciadas o que a torna destaque no Rio Grande do Sul e no país.
37º BPM
Representando o 37º Batalhão de Polícia Militar, o major Itamar Ferreira Walter, elogiou a atuação da URI/FW e do curso de Direito. “Em função do excelente trabalho que é desenvolvido nesta instituição – inclusive temos vários colegas formados aqui –, queremos deixar nosso Batalhão à disposição para parcerias e atividades que possam ajudar na aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento da sociedade”, sublinha o major.
URI/FW
Em nome da universidade, a diretora geral, Elisabete Cerutti, agradece ao colegiado e ao coordenador do curso, além de todas as autoridades que estiveram presentes no 1º Café com Direito. “Este será um evento anual do nosso curso, justamente para agradecer e ampliar os debates sobre a educação jurídica, pois temos um compromisso com a nossa comunidade regional, que se fortalece com todas as entidades que recebem os nossos acadêmicos, tanto para estágio quanto para o início da sua carreira profissional. Este evento também respalda todas as ações que a instituição realiza, como uma universidade que prima pelo conhecimento, mas que cumpre com o seu papel de ser comunitária. E comemorar o Dia do Advogado, que é uma das primeiras portas de entrada para a profissionalização na área jurídica, é também motivo de grande alegria, porque sabemos que muitas profissões são consolidadas a partir do curso de Direito. Então, hoje é também uma oportunidade que ressalta a nossa responsabilidade de continuar esta história de formação e transformação”, finaliza a diretora.