Câmara de Vereadores de FW presta homenagem à URI

Honraria foi feita para marcar os 30 anos da universidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
18/05/2022

Como forma de reconhecer o trabalho que a Universidade Regional Integrada (URI) presta à comunidade local e regional, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen homenageou a instituição pelos seus 30 anos, em Sessão Solene, realizada na terça-feira, 17. Além dos vereadores, estiveram presentes o prefeito José Alberto Panosso, o juiz da Comarca local, Artur Gabriel Campos Guimarães, lideranças e representantes da universidade.

Em seu discurso, o chefe do Poder Executivo ressaltou que a URI representa mais que formação de alunos. “Esta universidade é uma grande empresa também, pois ajudou a construir Frederico Westphalen e região, com foco nos mais diversos setores. Se nosso município alcançou bons índices de desenvolvimento, inclusive com várias premiações já recebidas, devemos também à URI que nos ajuda em tudo o que precisamos e forma pessoas competentes que contribuem para o progresso local”, frisa o gestor.

Da mesma forma, o magistrado Guimarães enaltece a instituição pela representatividade dela na Comarca. “ A URI nos ajuda em vários projetos, entre eles, os voltados às vítimas de violência doméstica, entre outros. Além disso, a grande maioria dos servidores que atuam no Judiciário local são formados nesta universidade. Entendo que este estabelecimento de ensino está no centro do funcionamento da comunidade, justamente pela força que tem em apoiar o desenvolvimento e faz isso de forma memorável”, justifica o juiz.

Em nome dos demais edis, o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Mazzutti, assegura que nestes 30 anos a URI cumpriu com excelência os três pilares tradicionais da universidade – ensino, pesquisa e extensão –, acrescentando a inovação que também sempre foi foco da instituição.

– Sou formado nesta universidade e falo com propriedade da qualidade do ensino que ela oferece e da força que ela tem para contribuir com o progresso do nosso município e da região. Além disso, preciso destacar a atenção que mantém às mudanças de mercado e demandas existentes, como a criação recente do Hub, voltado à inovação e às tecnologias para pequenas propriedades rurais, em conjunto com o Estado e com o Sicredi, o que demonstra seu empreendedorismo, olhar de futuro e comprometimento com todos os setores da sociedade. Por tudo isso, a URI merece nosso reconhecimento e respeito – afirma Mazzutti.

 

A URI

Representando a Reitoria da universidade, a pró-reitora de ensino, Edite Maria Sudbrack, esteve presente na solenidade, relatando parte da história da instituição.

– Precisamos destacar os idealizadores que lutaram para instituir o ensino superior aqui, há 53 anos, ainda quando era Fesau. Eles merecem nosso reconhecimento pelo grande esforço que fizeram para a URI ser tudo o que ela representa hoje, mantendo a sua incumbência de formar pessoas éticas e competentes, atuando nas mais diversas áreas. A universidade é formadora de pessoas, centro e instrumento de novos conhecimentos e, por isso, entendemos o aluno como sujeito, agente, protagonista, e isso reverte no seu viés comunitário. Nesse sentido, estamos cumprindo nosso propósito de sermos comunitária, muito presente na região onde atuamos – justifica a pró-reitora.

Seguindo nesta linha, a diretora do câmpus de FW, Silvia Regina Canan, frisa que a URI, em seus 30 anos, se tornou uma referência na região por vários fatores. “Um deles são os professores altamente qualificados, os funcionários do quadro técnico-administrativo e de apoio, comprometidos com suas atividades, a estrutura física, pensada para dar aos alunos as melhores possibilidades de aprendizagem”, justifica a diretora.

Sobre as demais oportunidades que a instituição oferece, Silvia cita os cursos presenciais e a distância, já tendo formado mais de 14 mil alunos, a movimentação econômica – somando cerca de R$ 30 milhões por ano, oferecendo quase 300 postos de trabalho –, o ensino, a pesquisa e a extensão. “Com isso, a URI é força viva na comunidade, buscando cumprir sua missão de desenvolver pessoas nos campos socioeconômico, educacional, cultural e político, por meio da promoção do conhecimento, de ações empreendedoras e inovadoras, socialmente responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento social e humano. A universidade é patrimônio regional, por isso, temos o compromisso de cuidar para que ela continue sendo a grande referência de formação da nossa região”, finaliza.

Confira as imagens: