Ciências Contábeis desenvolve projeto de extensão universitária
A iniciativa utiliza a metodologia proposta pelo NAF, programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil em cooperação com instituições de ensino

A URI tem, em sua gênese, a marca da extensão pelo seu caráter comunitário e regional, sendo vista como uma forma de interação universidade-comunidade em um processo educativo, cultural e científico que estabelece ação transformadora na relação de troca de informações e saberes.
A partir das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, - Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de março de 2024, – o curso de Ciências Contábeis deve assegurar as condições para que o bacharel compreenda as questões científicas, técnicas, sociais, ambientais e políticas, no contexto da contabilidade, com a aplicação da tecnologia da informação e comunicação, devendo ter a capacidade de desenvolver concepção multidisciplinar e transdisciplinar em sua prática; ter visão sistêmica, holística e humanista; ser cooperativo, criativo, crítico, reflexivo, proativo, inovador e adaptável a mudança de cenários.
Já o Art. 8º das DCNs refere que as atividades de extensão são aquelas em que há interação entre a instituição e a sociedade, tendo por princípio um processo formativo centrado no protagonismo do estudante, promovendo as competências exigidas e desenvolvendo o perfil esperado.
Nesse sentido, o Curso de Ciências Contábeis vem promovendo a prática da extensão por meio de projetos e das disciplinas de projeto integrador, objetivando desenvolver o perfil e as competências exigidas. Com este intuito, o curso desenvolve o projeto de extensão denominado “A Extensão Universitária como instrumento de promoção da cidadania e de desenvolvimento comunitário” utilizando a metodologia proposta pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que é um programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) em cooperação com instituições de ensino.
Com base nesta metodologia, entre os dias 5 e 8 de agosto, os acadêmicos da Disciplina de Projeto Integrador II, foram qualificados acerca do tema MEI – Micro Empreendedor Individual, acessando o curso disponibilizado pela Receita Federal na plataforma Sebrae. Durante a aula presencial de Projeto Integrador II, no dia 9 de agosto, o tema foi discutido entre os acadêmicos e professores, além da preparação dos materiais e definição da execução da ação de extensão junto à comunidade.
Assim, no dia 10 de agosto, no Sabadão dos Negócios, promovido pela Associação Empresarial, acadêmicos e professores estiveram à disposição na praça, prestando assistência fiscal e contábil à comunidade, por meio do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), especialmente direcionando aos MEIs – Micro Empreendedores Individuais. Além da comunidade acadêmica, também esteve presente, representando o programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), o servidor Lucas Gazola Stefanello.
– Trata-se de uma ação extensionista que tem o objetivo de levar assistência gratuita, presencial, a microempreendedores individuais (MEI), visando o desenvolvimento do perfil e das competências do egresso do Curso de Ciências Contábeis, ao desenvolvimento regional e à integração com a sociedade – frisa a coordenadora Diana de Souza.