Cipa da URI/FW tem nova diretoria

Fortalecimento da comunicação interna é uma das prioridades da nova gestão da Comissão

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Imprensa URI/FW
14/02/2024

Para o mandato de 12 meses, foi eleita a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da URI/FW, no dia 4 de fevereiro. O grupo, que tem na presidência, Jane Manfrin de Melo Cerutti, e como vice, Fernanda Sponchiado, tem prioridades definidas para a gestão, como o fortalecimento da comunicação interna – ampliar os canais de comunicação com os colaboradores, promovendo a transparência das ações da Cipa e incentivando a participação de todos. Também, a realização de campanhas de conscientização – enfatizar temas como ergonomia, saúde mental e boas práticas de segurança no trabalho e, ainda, o aprimoramento do processo de mapeamento de riscos – avaliar e atualizar os mapas de risco de todos os setores da universidade. 

Sobre sua indicação como presidente da Cipa, Jane afirma que isso lhe causa um misto de emoções positivas e um forte senso de responsabilidade. “Acredito que essa oportunidade representa a confiança nas minhas ações e o compromisso com a segurança e saúde no trabalho. Tenho plena convicção de que, junto com os demais membros, podemos fazer a diferença na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais na URI. Agradeço a oportunidade de contribuir diretamente para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável a todos. Pretendo liderar a Cipa com foco em ações proativas, prevenção, conscientização e participação dos colaboradores nas atividades da Comissão”, frisa Jane.

Já a vice-presidente Fernanda, assegura que foi uma surpresa ter sido eleita com a maioria dos votos, tendo em vista que está há pouco tempo na URI/FW. “Entendo a importância da Cipa para a instituição e, por isso, acredito que, com a colaboração dos demais integrantes, faremos uma boa gestão, visando à conscientização, prevenção e a promoção da saúde do trabalhador. Sou grata pela confiança em mim depositada e, nesse sentido, quero enaltecer que estamos abertos a sugestões para melhorias, não só do nosso ambiente de trabalho, mas também das nossas relações”, destaca Fernanda.


Funções da Cipa

A Cipa é um órgão paritário, composto por representantes do empregador e dos empregados, eleitos por voto direto e secreto, com a missão de prevenir acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. Os representantes atuam como um canal de comunicação entre a empresa e os colaboradores, promovendo a saúde e a segurança no trabalho.

As principais funções dos membros é identificar e avaliar os riscos do ambiente de trabalho, realizando vistorias, análises de condições de trabalho e monitoramento de indicadores de saúde e segurança; elaborar e implementar medidas de prevenção, propondo e acompanhando a implementação de medidas para eliminar ou minimizar os riscos identificados; promover a educação e conscientização dos colaboradores, realizando treinamentos, campanhas e palestras sobre segurança e saúde no trabalho; representar os trabalhadores em questões de segurança e saúde, participando de decisões relacionadas à segurança do trabalho, buscando o bem-estar físico e mental dos colaboradores. 


Nova gestão

Titulares: vice-presidente, Fernanda Sponchiado – Edivane Colombo Buzatto e Raquel Pettenon Gubert.

Suplentes: Cleberson André Secretti e Silvia Leticia Roani.

Indicados: presidente, Jane Manfrin de Melo Cerutti – Jucelei Salete de Lima, Nestor Henrique De Cesaro, Diana de Souza e secretária, Ariádyne de Azevedo.