Cipa promove semana especial de prevenção de acidentes de trabalho
Colaboradores da URI/FW participaram em grande número de todas as palestras
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, organizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), entre os dias 26 e 30 de agosto. Durante toda a programação, um grande número de funcionários da universidade se fizeram presentes, ouvindo as palestras e tirando dúvidas.
Os temas foram Saúde Mental do Trabalhador, ministrado pela professora Claudia Beus dos Santos Roduyt da Rosa; Saúde Ocular, proferido pela médica Stéphanie Barros Niederauer; Assedio Moral e Sexual, abordado pelo professor André Rodrigues; Dependência Química, versado pelo professor Carlos Eduardo Blanco Linares; e Primeiros Socorros, discorrido pela professora Adriana Rotoli.
Durante todos os dias aconteceram sorteios de brindes doados pelas empresas, Conceito A, Sicredi Conexão, PS Papelaria Criativa, URI/FW, Stúdio Elite, Livraria Gabarito, Mamãe Açúcar, Banrisul, República Restobar, Sicoob, Binoarte, Fritz Pescados, Tchê Turbo e a Vignatti, Livraria Centenária, Joalheria e Ótica Confiança, AJV Assessoria Contábil, Mercado Bertoletti, Mercado Silva, Mercado Barril, Bisol, Menon de Porto Alegre, Livraria Barril, e também pelas colegas Silvia (biblioteca), Tania (financeiro) e Jane (Setor Jurídico), e a diretora Elisabete Cerutti que também doaram brindes e mimos.
A presidente da Cipa, Jane Manfrin de Melo Cerutti, vê a Sipat como um momento crucial para fortalecer a cultura de segurança na universidade. “A motivação principal é garantir que todos os membros da nossa comunidade acadêmica trabalhem e estudem em um ambiente seguro e saudável. E acreditamos que a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais é uma responsabilidade de todos. Por isso, a Sipat é uma oportunidade única para sensibilizar as pessoas sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e estudo, informar sobre as medidas de prevenção e controle desses riscos e promover a participação ativa de todos na construção de um ambiente mais seguro”, frisa Jane.
Avaliação
A presidente classifica a Sipat deste ano como extremamente positiva. “A participação dos colegas foi engajadora e os temas abordados foram de grande relevância. Percebemos um aumento significativo no interesse pelas questões de segurança, o que nos deixa muito satisfeitos. Acredito que a programação contribuiu para um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo, e estamos comprometidos em continuar atuando para que a cultura de segurança seja cada vez mais fortalecida na nossa universidade”, salienta Jane.
Da mesma forma, a vice-presidente da Cipa, Fernanda Sponchiado, também acredita que a Sipat conseguiu alcançar os objetivos ao conscientizar os colegas sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. “Os temas abordados são essenciais e muito pertinentes para manter um ambiente de trabalho mais saudável. Continuamos a promover a reflexão e o conhecimento sobre a prevenção de acidentes, combate ao adoecimento e melhoria da qualidade de vida no local de trabalho por meio de nossas ações contínuas”, resume Fernanda.
Os organizadores da Sipat entendem que o sucesso das atividades foi alcançado graças à união e ao trabalho de toda a comissão. “Agradecemos imensamente a todos os envolvidos, em especial aos membros da comissão pela dedicação exemplar, à direção da URI/FW pela confiança, a todos os colegas que se fizeram presentes de forma ativa nas palestras, aos nossos palestrantes que de pronto aceitaram nosso convite e abrilhantaram nossa Sipat e aos nossos parceiros pela generosa doação de brindes e mimos, que tornaram o evento ainda mais especial. Juntos, construímos uma Sipat memorável”, conclui Jane.