Concluído Projeto de pesquisa da Saúde do Trabalhador Rural

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação/URI
07/01/2014

O projeto de pesquisa Saúde do Trabalhador Rural foi concluído no mês de dezembro de 2013.


A coordenadora do projeto, Marcia Casaril dos Santos Cargnin que é professora do curso de Enfermagem da URI, juntamente com a bolsista Djulia Rosa da Silva realizaram a entrega do relatório final da pesquisa “Perfil epidemiológico dos trabalhadores rurais e agravos relacionados ao trabalho rural nos municípios de abrangência do CEREST MACRONORTE”.

 


 
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a CEREST – MACRONORTE do município de Palmeira das Missões, através do Termo de Contrato firmado entre o município de Palmeira das Missões e a URI - Câmpus de Frederico Westphalen. O objetivo foi identificar as características socioeconômicas, demográficas e os agravos oriundos da atividade rural dos municípios da 15ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde nos 54 municípios de abrangência do CEREST MACRONORTE.


O projeto que iniciou em junho de 2012, contou com a colaboração de inúmeros profissionais para a conclusão dos seus resultados: professores, técnico-administrativos e bolsistas da Universidade, auxiliares de pesquisa, profissionais da CEREST MACRONORTE e da prefeitura do Município de Palmeira das Missões, e principalmente trabalhadores e trabalhadoras rurais da região de abrangência, objeto deste estudo.


Os auxiliares de pesquisa pertencentes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Nutrição foram previamente selecionados seguindo critérios. Foram selecionados 22 auxiliares de pesquisa, os quais receberam capacitação e treinamento para realizarem as coletas pelos profissionais do CEREST e coordenadora do projeto.


 
As coletas dos dados ocorreram em novembro 2012 a março de 2013 pelos auxiliares de pesquisa, por meio de entrevista no domicílio dos trabalhadores rurais. Foram aplicados 2.999 questionários nos 54 municípios da região.

 


 


A partir da pesquisa, pôde-se conhecer melhor a realidade de cada município, bem como as fragilidades que dizem respeito ao trabalho rural, que irão nortear as ações de educação em saúde, prevenção de doenças e acidentes de trabalho, as quais podem ser desenvolvidas de forma intersetorial, multidisciplinar e interdisciplinar pelo CEREST MACRONORTE.


A saúde do trabalhador é uma área da Saúde Pública que visa intervir nas relações entre o trabalho e a saúde, promovendo e protegendo a saúde dos trabalhadores por meio das ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e da organização e prestação de assistência.


Desta forma, destaca-se que os resultados desta ampla pesquisa

Confira as imagens: