Conheça algumas possibilidades de carreira do graduado em Biomedicina

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
28/10/2021

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, no ano de 2021, passou a oferecer a graduação em Biomedicina para os interessados. A primeira turma iniciou, no primeiro semestre, com aulas teóricas e práticas, com o objetivo de fixar o conhecimento por meio do exercício da atividade. O acadêmico de Biomedicina aprende conteúdos relacionados à saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares de diagnóstico laboratorial.


Em média, são 35 áreas nas quais o biomédico poderá atuar depois de concluir a graduação. O profissional formado no curso de Biomedicina pode exercer funções em laboratórios de pesquisa, indústrias biológicas, laboratórios de análises clínicas, clínicas de imagenologia, clínicas de reprodução humana, indústrias de alimentos e bioderivados, clínicas de estética e acupuntura, perícia criminal, além de outras diversas possibilidades.


Perícia criminal

Uma das carreiras mais desejadas pelos estudantes de Biomedicina é a perícia criminal. O perito criminal é um servidor da Justiça ou da Polícia, que trabalha na investigação de crimes. Este profissional coleta evidências e possíveis provas que, posteriormente, serão analisadas cientificamente. O perito criminal biomédico costuma investigar perícias de genética forense, química forense, toxicologia forense, local de crime, meio ambiente, entre outros.


Análises clínicas

Outra área procurada por alunos de Biomedicina é a de análises clínicas, afinal, a pesquisa sobre saúde, doenças e suas origens e o corpo humano e sua interação com outros organismos são seus principais focos. Ao seguir esta carreira, o profissional biomédico passa a realizar testes e analisar materiais biológicos, como sangue e outros fluidos corporais, para obter informações.


Estética

A área de estética está em ascensão, e o graduado em Biomedicina pode desenvolver essa habilidade. O biomédico pode realizar procedimentos estéticos como microagulhamento, peelings, injetáveis, cosmetologia avançada, entre outros. Este profissional também avalia e acompanha os pacientes, e com especializações também pode trabalhar com laserterapia, luz intensa pulsada e outros métodos.


Segundo a coordenadora de Biomedicina na URI, Verciane Schneider Cezarotto, essas e demais áreas são abordadas no decorrer da formação do acadêmico, que também terá oportunidades de estender sua experiência em estágios em instituições conveniadas à universidade. A graduação conta com professores qualificados e laboratórios modernos e bem equipados, e o mercado de trabalho para o profissional biomédico está em ascensão devido ao crescente aumento da expectativa de vida da população e a necessidade de profissionais da saúde, além dos constantes avanços da ciência.