Contabilidade sem fronteiras é tema palestra internacional

Alunos, professores e egressos da URI/FW, além de profissionais que atuam na área contábil participam da programação

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
10/06/2024

O curso de Ciências Contábeis promoveu a palestra internacional “Contabilidade sem fronteiras: uma análise comparativa entre Brasil e EUA”. O evento, que aconteceu no dia 6 de junho, no auditório da URI/FW, teve como palestrante, o doutor Jorge Eduardo Scarpin, que é PhD, professor de Contabilidade e chefe de Departamento de Business na Concordia College Moorhead, MN, EUA.


A palestra teve por objetivo apresentar as práticas de ensino do curso superior de Contabilidade, na Faculdade Concordia College Moorhead, MN, EUA, o atual contexto da profissão contábil, bem como aspectos tributários, comparando com os procedimentos adotados no Brasil.


Na ocasião, estiveram presentes acadêmicos de Ciências Contábeis e de Administração da URI, alunos do MBA em Contabilidade e Planejamento Tributário, professores de Ciências Contábeis, egressos dos cursos de graduação da URI, profissionais que atuam na área contábil, e o diretor administrativo da universidade, Alzenir José de Vargas.


Segundo o palestrante, há muitas semelhanças entre a grade curricular do curso superior de Ciências Contábeis da URI e da Faculdade de Concórdia Moorhead, MN, EUA. No entanto, uma das principais diferenças do ensino praticado no Brasil x EUA, está no fato de que os alunos brasileiros têm carga horária de disciplinas técnicas e práticas bastante superiores aos estudantes da Faculdade de Concórdia Moorhead, MN, EUA.


Sob o ponto de vista da tributação, o palestrante refere que o sistema tributário brasileiro é muito mais complexo que o americano, no que diz respeito às normas e diversidade de tributos. Entretanto, segundo Scarpin, ao contrário do que muitos pensam a carga tributária brasileira não é, necessariamente maior que a americana.


Segundo a coordenadora de Ciências Contábeis, Diana de Souza, com o surgimento de novas tecnologias e mudanças nas leis e regulamentações, a contabilidade está passando por transformações significativas.


– Nessa constante evolução, é fundamental se manter atualizado sobre as tendências emergentes na contabilidade para garantir a eficiência e precisão dos processos contábeis no futuro. Assim, podemos enxergar as tendências da área, como reações às mudanças de cenário, tecnologia e outras forças de mercado que moldam a profissão contábil. Nesse contexto, torna-se importante contextualizar aos acadêmicos a forma pela qual se pratica a profissão contábil em outros países, despertando neles a capacidade reflexiva e preparando o futuro profissional para eventuais desafios do mundo corporativo, bem como para que se entendam aptos a desempenhar sua profissão fora do seu país – explica Diana.


A palestra internacional contou com o apoio do Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis e está inserida nas atividades de internacionalização do Núcleo de internacionalização da URI (NIURI).


Confira as imagens: