Curso de Enfermagem realiza visita de estudos

Universitários da URI/FW conheceram a estrutura da Fundação Municipal de Saúde, de Santa Rosa/RS

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Marines Aires
01/07/2022

Os acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI, Câmpus de Frederico, realizaram uma viagem de estudos ao Município de Santa Rosa/RS, no dia 20 de junho, para conhecer a Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR). 

A FUMSSAR foi criada em 1995, com o objetivo de ser uma importante ferramenta de gestão com maior autonomia nos processos de gestão pública, possibilitando assim maior resolutividade nos atendimentos. A meta da FUMSSAR é melhorar a qualidade de vida da população, através de políticas públicas que assegurem o desenvolvimento de ações, atendendo as necessidades da população, com a participação da comunidade, embasada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora da graduação, Marines Aires, um aspecto importante da gestão do município é a vinculação de profissionais com atividades exclusivas, os quais se dedicam unicamente aos atendimentos dos pacientes nas unidades de saúde. “Além disso, todas as Unidades Básicas são organizadas com base no Acolhimento com Classificação de Risco. Ainda, o município conta com vários serviços de saúde, como o Programa Melhor em Casa e a organização das linhas de cuidado de todos os segmentos. 

Para os acadêmicos foi uma vivência significativa, pois permitiu conhecer um cenário público de saúde com organização e funcionamento do SUS, de acordo com os princípios constitucionais. Na oportunidade, também foi apresentada a estrutura e funcionamento do Programa de Residência Multiprossional em Saúde”, conta a professora. 

A FUMSSAR possui um Núcleo de Ensino e Pesquisa que visa concentrar as atividades científicas, organizando, estimulando e acompanhando estas atividades no serviço. Atualmente, estão sendo realizadas pesquisas pelos próprios funcionários, possibilitando aos profissionais a realização de estudos sobre a sua prática cotidiana e a preparação para a realização de projetos maiores no futuro. Estão inseridas na estrutura do núcleo as Residências Médica e Multiprofissional, no enfoque da Atenção em Saúde da Família que possuem suas atividades práticas nas unidades de saúde do município.

A atividade foi acompanhada pela professora e coordenadora do curso, Marines Aires, e integrou as disciplinas de Enfermagem em Saúde Coletiva.



Confira as imagens: