Curso de especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar retoma as atividades

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
11/03/2014

Após período de férias, o curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar retornou às aulas na última sexta-feira, dia 07, com atividades diferenciadas dando continuidade a Disciplina de Extensão Rural.

 

     



Nos dois dias de aula, sexta e sábado, o tema Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER foi abordado na prática, contando com representantes de entidades de ATER que puderam relatar e apresentar suas concepções e experiências acerca do tema.


Na manhã de sexta-feira, os representantes do Centro de Tecnologias Alternativas e Populares – CETAP, de Passo Fundo/RS, Lauro Foschiera, Salete Maglia e Edinara Tozi, apresentaram a História e Percepção do CETAP sobre ATER e ainda suas ações de extensão rural, sobretudo o trabalho de ATER Mulheres.
 
As atividades tiveram sequência a tarde, com a presença do Msc. Cledir Magri, representante da Cooperativa Cresol, que apresentou a Concepção e as Experiências de ATER da Cresol, e ainda, relatou sua experiência de intercâmbio, trazendo as realidades da Agricultura Familiar e do Cooperativismo da Europa.

 



Para concluir o primeiro dia de aula, o Sr. Ivor Vicentini, presidente da Cooperativa Coopac de Constantina/RS, apresentou a Experiência de Assistência Técnica e Extensão Rural para agricultores familiares da cadeia produtiva do Leite do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai – ATER Mais Leite.
 


No sábado, a Coordenação Estadual do Movimento do Pequenos Agricultores – MPA, representada por seu membro, Marcelo Leal, trouxe suas experiências de ATER além de abordar sobre a Agricultura Camponesa da região.

 


 
Segundo o discente Edson Bonato, Engenheiro Agronômo da Emater de Fagundes Varela/RS, “O Curso tem sido bastante proveitoso e tem se tornado, com o passar das alternâncias, cada vez mais interessante, nos fornecendo informações e subsídios aplicáveis no dia a dia. A metodologia aplicada, qual seja, a de alternâncias, tem propiciado praticar aquilo que aprendemos nos encontros, quando do nosso retorno aos nossos postos de trabalho. Com esse Curso, exercemos o conceito de práxis. Em aula, nas alternâncias, a teoria nos é passada, havendo construção conjunta de novos conhecimentos e depois isso se converte em experiências de vida no campo”.

A disciplina de Extensão Rural será finalizada nos dias 21 e 22 de março, abordando o contexto atual da extensão rural e as tendências de mudan&cce

Confira as imagens: