Curso de Fisioterapia da URI/FW participa do “Mamaço”

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Lucas Postal / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
11/08/2023

No início deste mês de agosto, no sábado, 5, as alunas Eduarda Haas, Camila Von Muhlen e Tatiane Nascimento, juntamente com a professora do curso de Fisioterapia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Caroline H. L. de Lima, participaram do evento mundial alusivo à amamentação, o “Mamaço”. Nele, mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto trocam experiências com as demais pessoas, seja outras gestantes, familiares ou amigos. O evento aconteceu na Praça XV de Novembro, centro de Frederico Westphalen, e contou com a presença da comunidade.

O evento é, principalmente, uma forma de promover a amamentação, de dar apoio e fortalecer a relação que existe entre mãe e filho. Segundo a professora Caroline, a ideia do “Mamaço”, surgiu depois de uma mãe ter sido proibida de amamentar em uma instituição cultural em São Paulo, ainda em 2011. Depois disso, inúmeras outras mulheres se solidarizaram e abraçaram essa causa, promovendo um “mamaço” nessa mesma instituição, que passou a acolhê-las. 

 O “Mamaço” foi idealizado e promovido pela enfermeira Graziela Piovesan, consultora de amamentação, e Liléia Durigon, que é doula. Ainda de acordo com Caroline, a necessidade de eventos como esse é justamente a de conscientizar as pessoas do quanto a amamentação é importante. Além disso, também é por meio de eventos como esse que o ato de amamentar normaliza-se: “É importante que se desmistifique o ato de amamentar em público, que a mãe não se sinta constrangida em dar de mamar ao seu filho ao ar livre ou no meio de outras pessoas.”, reforça Caroline.

Confira as imagens: