Curso de Pedagogia da URI/FW visita instituições em Chapecó e Coronel Freitas

O roteiro teve como objetivo proporcionar uma experiência prática nos diversos ambientes educacionais e culturais da região

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
03/12/2024

As estudantes do curso de Pedagogia da URI/FW realizaram uma viagem de estudos às cidades de Chapecó e Coronel Freitas, em Santa Catarina, no dia 30 de novembro. A visita teve como objetivo proporcionar uma experiência prática nos diversos ambientes educacionais e culturais da região, com o intuito de ampliar a compreensão sobre os contextos que influenciam o processo de aprendizagem.


A viagem foi organizada e acompanhada pelas professoras Rosane de Fátima Ferrari e Juliane Claudia Piovesan, que coordenaram a visita a pontos culturais e educacionais. O grupo esteve no Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) e no Museu Antônio Selistre de Campos (MASC), instituições que oferecem uma visão profunda da história e da cultura da região, além de apresentarem uma perspectiva rica sobre o impacto da educação cultural na formação dos indivíduos.


Durante o roteiro, as participantes também conheceram o Monumento ao Desbravador, um marco histórico da cidade, e o Mirante Volta do Dedo, que proporcionou uma vista panorâmica da região, complementando a experiência educativa com elementos de integração entre natureza, cultura e história local.


A justificativa principal para a realização da viagem foi proporcionar às acadêmicas a oportunidade de explorar e interagir com diferentes espaços educativos, possibilitando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os contextos educacionais e culturais. Com isso, as universitárias puderam refletir sobre o papel do pedagogo na gestão do conhecimento e nas relações que favorecem a aprendizagem em diversos contextos, independentemente da área de atuação.


Essa atividade se mostrou essencial para a formação dos futuros pedagogos, ao oferecer uma vivência que integra teoria e prática, com ênfase em experiências vividas e contextualizadas, fundamentais para uma formação relacional e reflexiva.


Confira as imagens: