Cursos da URI/FW são avaliados com boas notas no Enade 2021

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
31/03/2023

Os cursos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, Pedagogia e Química Industrial participaram, em 2021, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), conforme determinação do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Recentemente, os resultados foram divulgados, conceituando as graduações com boas notas.


Sobre o Enade

O Enade é uma prova escrita, aplicada anualmente, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. A aplicação da prova é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma entidade federal vinculada ao Ministério da Educação.


A prova avalia o rendimento e desempenho dos concluintes de cursos de graduação, tanto bacharelado quanto licenciatura, em relação aos conteúdos programáticos dos currículos dos cursos em que estão matriculados. Desta forma, é possível analisar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação profissional dos acadêmicos e a atualização dos conhecimentos em relação à realidade brasileira e mundial. A qualidade da graduação também é medida pela nota atribuída ao curso conforme o desempenho no exame.


Os resultados da prova definem, também, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida aproximada das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.


Resultados

Os cursos de graduação da URI/FW que participaram do Enade 2021, receberam os seguintes conceitos (avaliados de 1 a 5):


Ciência da Computação - CPC: 3 IDD: 4

Ciências Biológicas - CPC: 3 IDD: 3

Educação Física - CPC: 3 IDD: 3

Matemática - CPC: 4 IDD: 5

Pedagogia - CPC: 4 IDD: 5

Química Industrial - CPC: 3 IDD: 3


Segundo o diretor acadêmico da URI, Carlos Eduardo Blanco Linares, historicamente, a universidade tem resultados de destaque na avaliação do Ministério da Educação (MEC). “Comumente, nossos resultados nos indicadores de CPC, IDD e prova Enade são de bons a excelentes. Na última avaliação do MEC, realizada no ano de 2021, tivemos seis cursos avaliados, sendo que dois deles ficaram com nota excelente na avaliação da prova do Enade, e três notas muito boas. Podemos observar, por meio do indicador IDD, que nossos cursos produzem um desenvolvimento expressivo nos acadêmicos durante a vida universitária. Esses resultados nos alegram na medida em que nos mostram o quanto estamos comprometidos com o projeto de vida de nossos discentes, preparando-os para o competitivo mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo, nos impulsionam a perseguirmos cada vez mais a excelência universitária, meta da URI”, complementa Linares.