Cursos de graduação da URI/FW conquistam boas notas no Enade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
03/11/2023

Os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participaram, em 2022, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento e desempenho dos concluintes de cursos de graduação, em relação aos conteúdos dos currículos dos cursos em que estão matriculados. Os resultados divulgados conceituam as graduações com boas notas.


O diretor acadêmico da universidade, Carlos Eduardo Blanco Linares, destaca a responsabilidade regional da universidade com as notas que os cursos avaliados obtiveram. “Os conceitos da prova do Enade, divulgados nesta semana, são consequência do trabalho diferenciado que nossos coordenadores de cursos e seus colegiados realizam na formação dos nossos acadêmicos, bem como, no comprometimento e competência destes em uma avaliação de tamanha relevância. Essa é a URI, que há mais de 30 anos transforma a vida de cidadãos pelo conhecimentos”, complementa o diretor.


Os cursos de Ciências Contábeis e Psicologia conquistaram o Conceito 4, enquanto Direito foi avaliado com Conceito 3. De acordo com o coordenador de Direito, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, a nota demonstra que os alunos estão em uma graduação onde a qualidade do ensino repassado faz toda a diferença.


- O curso está de parabéns por mais este destacado resultado no Enade, demonstrando a qualidade do ensino, alunos e corpo docente. São 30 anos primando pela excelência do ensino, de forma que nossos alunos são destaque na colocação profissional, aprovação no exame da Ordem e concursos públicos. Em comparação com outros cursos de Direito da região, abrangendo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o nosso é destaque com excelente nota - enaltece Kuhnen.


Da mesma forma, a coordenadora de Ciências Contábeis, Diana de Souza, celebra o resultado que demonstra o conhecimento adquirido pelos alunos no decorrer do curso. “Esse resultado tão satisfatório é consequência de um conjunto de fatores: empenho dos acadêmicos, ensino presencial, professores comprometidos e qualificados, e uma universidade que oferece estrutura para o ensino. Tudo isso converge para a excelente avaliação e demonstra a importância de estar em uma universidade que fará a diferença na vida desse futuro profissional”, acrescenta Diana.


Segundo a coordenadora de Psicologia, Eliane Cadoná, a nota é fruto de um esforço coletivo. “A equipe de docentes e técnicos-administrativos do curso é bem qualificada, comprometida com o trabalho e extremamente alinhada, no que se refere ao foco na formação de qualidade. Os estudantes, por sua vez, possuem uma noção de pertencimento e um respeito pela graduação que imprimem seriedade em meio às práticas de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem ao longo de sua formação. Tudo isso resultou, ao longo dos 22 anos do curso, em padrões de excelência no que tange à nota no Enade. Só temos a comemorar e agradecer aos acadêmicos, docentes e profissionais que, ao longo desses anos, fizeram parte dessa história. O agradecimento vai também para as instituições que acolhem nossos alunos junto aos estágios”, observa a professora.


Sobre o Enade

O Enade é uma prova escrita, aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), entidade federal vinculada ao Ministério da Educação, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. Por meio dela, é possível analisar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação profissional dos acadêmicos e a atualização dos conhecimentos em relação à realidade brasileira e mundial. A qualidade da graduação também é medida pela nota atribuída ao curso conforme o desempenho no exame.