Destaque e excelência profissional são características de egressos de Farmácia da URI/FW

Rodolfo Ortigara, egresso da graduação, conta sua experiência no mercado de trabalho

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
02/10/2023

Em constante expansão no mercado, o setor farmacêutico apresenta um leque de possibilidades em diversas áreas de atuação. São 135 áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia, como as áreas de estética, indústria de medicamentos e cosmética, laboratórios de análises clínicas, vacinas e alimentos, além da presença obrigatória em farmácias e drogarias. 


A história do egresso Rodolfo Ortigara começa nos anos 2000, mas também se enquadra na lista de trajetórias bem sucedidas dos farmacêuticos formados na URI. Após sua formatura em 2005, iniciou as atividades na Indústria Farmacêutica Prati Donaduzzi em Toledo/PR, como estagiário. Sempre trabalhando no setor de pesquisa e desenvolvimento analítico, se aperfeiçoou na área de química analítica e conquistou posições de Analista Jr., Analista Pleno, Analista Sr., Pesquisador, bem como vagas de gestão de equipes como Líder de Equipe e Supervisor de Análise Instrumental.


Em 2016, passou a trabalhar na Apsen Farmacêutica, como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Analítico, encarregado da gestão das áreas relacionadas à etapa analítica da pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Em 2019, foi promovido ao cargo de Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. Hoje, atua liderando uma equipe de 140 pesquisadores, os quais participam do desenvolvimento de novos produtos para a Apsen e para o mercado brasileiro. Ortigara comenta que os resultados desta equipe, iniciada em 2016, contribuíram significativamente para levar o faturamento da Apsen de R$ 400 milhões a R$ 1,2 bilhão no período de 2016 a 2022.


Ortigara considera que sua atividade é, principalmente, voltada a inspirar as pessoas a terem um pleno desenvolvimento técnico e profissional, para buscar a satisfação pessoal através dos grandes resultados alcançados por cada um. “Ao longo da minha trajetória, aprendi que o sucesso não é uma linha reta, mas sim uma jornada de altos e baixos. Aprendi, também, que é importante não desistir dos seus sonhos, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Meu maior objetivo é ser um bom exemplo para meus filhos, Henrique e Eduardo, e mostrar a eles que, com determinação e dedicação, tudo é possível. Espero que minha história inspire outras pessoas a seguirem seus sonhos e alcançarem o sucesso”, finaliza o egresso.


Farmácia na URI/FW

De acordo com a coordenadora do curso, Verciane Schneider Cezarotto, a indústria farmacêutica teve um saldo positivo na oferta de empregos em 2022, chegando a mais de 41 mil vagas. A profissão é a segunda com mais novos empregos do Brasil e é uma das que mais contrata recém-formados.


Em especial, os farmacêuticos formados pela URI/FW apresentam alto índice de contratações, pois recebem uma formação diferenciada e reconhecida na região, com aulas teóricas e presenciais, com professores mestres e doutores, extremamente qualificados e aulas práticas desde o primeiro semestre, com infraestrutura específica para a área. Além disso, os estudantes têm acesso a experiências práticas em espaços como a Farmácia Escola, Laboratório de Análises Clínica Escola e Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite, bem como a viagens técnicas e eventos científicos da área. O graduando de Farmácia da URI/FW também desenvolve, ao decorrer de sua formação, projetos integradores que proporcionam a problematização e contextualização do ensino.


Vestibular

Você também pode fazer parte desta universidade que tem alto índice de empregabilidade. As inscrições para o Vestibular 2024 da URI estão abertas com vagas também para o curso de Farmácia. Os interessados podem se inscrever até dia 25 de outubro em vestibular.uri.br, com aplicação das provas no dia 29.

Confira as imagens: