Diploma de ensino superior possibilita melhores salários e oportunidades de emprego

Para contribuir com os alunos interessados, a URI/FW oferece 10 opções de ingresso aos cursos de graduação em 2022

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
19/01/2022

No Brasil, possuir um diploma de nível superior abre muitas portas no mercado de trabalho. As oportunidades de emprego são mais vastas, visto que, em muitos casos, um dos requisitos para a contratação é a formação profissional. Outro grande diferencial é a remuneração, que aumenta consideravelmente conforme o nível de educação do candidato.

 

Segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2021, a porcentagem de pessoas entre 25-64 anos empregadas com apenas nível médio no Brasil é de 66%, enquanto a de graduados no ensino superior é de 79%.

 

Esses números não são realidade apenas no Brasil. Em média, nos países com dados disponíveis na pesquisa (número de países), a taxa de desemprego é de 4,7% para aqueles com nível superior. Em todos os países da OCDE, os retornos financeiros líquidos privados e públicos da obtenção de um bacharelado, mestrado ou doutorado ou equivalente são maiores do que a obtenção de um diploma superior de ciclo curto, como um ensino técnico.

 

De acordo com os dados levantados, os retornos financeiros do graduado em ensino superior cobririam e, até mesmo, desvalorizariam o valor de investir em bacharelado, mestrado e doutorado ou equivalente, especialmente em países com uma proporção relativamente grande de adultos cujo nível mais alto de educação é o ensino superior de ciclo curto.

 

Pesquisas anteriores também apontaram dados parecidos. Conforme a Pesquisa de Empregabilidade do Brasil, promovida pelo Instituto Semesp em 2020, egressos do ensino superior tiveram um aumento médio de 182% em sua renda, em comparação com o que ganhavam antes da obtenção do diploma. Antes da conclusão da graduação, apenas 2,5% recebiam mensalmente um valor acima de R$ 5 mil. Já após a conclusão do curso, esse percentual saltou para 31,5%.

 

Oportunidade de graduação

A obtenção do diploma de ensino superior é um feito importante para a carreira de um profissional. Na URI, Câmpus de Frederico Westphalen, é possível ingressar na graduação em 10 opções diferentes de cursos. O processo seletivo está disponível com oportunidades aos interessados, que poderão realizar prova de redação, utilizar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou ainda ingressar na URI/FW por meio de transferência, reingresso ou segunda graduação.

 

A URI/FW também oferece aos alunos a possibilidade de financiamento universitário, por meio do programa CREDIURI, além do ingresso pelos programas do governo federal como ProUni e Fies.