Direção da URI/FW avalia aprendizados e conquistas da gestão

Professores comentam sobre os desafios e inovações durante o período de 2020 a 2022

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
20/12/2022

A jornada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões iniciou devido à sede por conhecimento e a busca pelo saber da comunidade regional, resultando na criação da URI em 19 de maio de 1992, possibilitando 30 anos de trajetória transformando vidas, espaços e histórias por meio do conhecimento.


No ano em que a instituição completou suas três décadas, é finalizado o ciclo da gestão 2020-2022, dos diretores geral, Silvia Regina Canan, acadêmica, Elisabete Cerutti, e administrativo, Ezequiel Plínio Albarello. Com o fim de 2022, a direção avaliou os aprendizados, as conquistas e os trabalhos realizados durante todo o período da gestão.


Transformações na educação

Na gestão, os três diretores enfrentaram grandes transformações nas metodologias de ensino e, também, nas relações interpessoais. O Câmpus, que já discutia o conceito de ensino híbrido desde 2018, e tinha previsões de uma Formação Continuada a partir de metodologias ativas e a inserção das tecnologias digitais ao ensino, por meio do Núcleo de Inovação Acadêmica, teve essas questões aceleradas pela pandemia da Covid-19, que trouxe a todos a oportunidade de reestruturar suas práticas e vivenciar com solidez as inovações.

 

A pandemia trouxe, além da reclusão em defesa da vida, a necessidade de inovações momentâneas e reengenharia de processos produtivos, administrativos e de prestação de serviço. A URI, não diferente de toda a rede de ensino nacional, precisou se reinventar em poucos dias e, 72 horas após o primeiro decreto estadual exigindo a reclusão total da população gaúcha, a universidade já havia se adequado, passando a praticar o ensino on-line. A instituição procurou superar as dificuldades advindas da pandemia, usando da oportunidade para reaprender, inovar e empreender frente às dificuldades.

 

Segundo a diretora acadêmica, nesse período, a URI aprendeu a criar dinâmicas de trabalho que fizeram com que, tanto professor, quanto aluno, valorizassem mais os momentos de encontro, assim como percebessem as tecnologias como recursos que, se bem usados, possibilitam melhores condições de interações e aproximações para um ensino contextualizado e que dê sentido às práticas profissionais. “Nossos professores são cada vez mais criativos e gostam de desafios, e nosso acadêmico está sendo melhor preparado no que tange a conteúdos que são mais reais a implementarem mudanças em suas comunidades”, complementa Elisabete.

 

Projetos e resultados

O foco da direção, durante os três anos de gestão, sempre esteve alinhado ao Planejamento Estratégico, definido ainda no início do período. O diretor administrativo comenta que, ao assumir a direção e realizar diagnósticos administrativos, percebeu a importância de um planejamento coletivo, para o Câmpus como um todo.

 

- Alguns dos objetivos alinhados foram a recuperação da inadimplência, reestruturação do jeito URI de gestar, reconfiguração do endividamento e venda de parte do patrimônio que estava obsoleto, implantação de uma nova governança e recuperação e incremento de receita. Estas, e muitas outras mudanças que vieram na esteira das diretrizes citadas, reconfiguraram nosso modelo de negócio e nossa mão-de-obra contratada, orientaram a remodelação dos nossos projetos pedagógicos dos cursos, reorganizaram e possibilitaram a ampliação de nossa prestação de serviços - acrescenta Albarello.

 

Dentre as metas alcançadas durante o tempo de gestão, a direção também destaca o reposicionamento da URI diante do momento de mudança e inovação na Educação Superior brasileira, que exigiu que os processos tradicionais da universidade fossem repensados, desenvolvendo uma instituição mais moderna, com currículos novos e mais dinâmicos, aulas com práticas desde o início do curso e corpo docente alinhado às proposições dos cursos.

 

Outra grande novidade para a URI durante a gestão atual foi a reestruturação da Escola de Educação Básica que, a partir do próximo ano, oferecerá o ciclo completo de estudos, atendendo desde bebês até o Ensino Médio e técnico profissionalizante, com uma proposta de escola humanizada, que cuida e educa.

A diretora responsável da Escola Básica, Marcia Dalla Nora, aponta que a instituição é um espaço de conhecimento, cultura, pesquisa e criatividade, em que se dá ênfase aos valores e atitudes. “Precisamos destacar também que temos uma estrutura adequada a estes novos alunos, vamos dispor de professores capacitados e com experiência, para tornar o ensino ainda mais qualificado, continuando e com excelência que já temos há 31 anos e contribuindo com a educação do nosso município e da região”, assegura a diretora.

 

Jeito URI de ser

Desde sua criação, a URI sempre teve o caráter comunitário como sua marca forte, estando, antes de tudo, alinhada com a comunidade local e regional, buscando, por meio da formação de seus alunos, contribuir com o desenvolvimento e o crescimento dos municípios, tanto economicamente, preparando quadros para fazer avançar a economia, quanto nos aspectos sociais, humanos e culturais, formando pessoas que tenham uma visão mais humanizada dos processos e que contribuam com o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável, humana e inclusiva.


Uma importante conquista durante a gestão foi a criação do mote publicitário #jeitoURIdeser, definido após diagnósticos organizacionais e reuniões, relacionado ao caráter comunitário da universidade e que representa a maneira da URI em envolver a sociedade em todas as suas ações com o propósito de compartilhar com ela todos os projetos e ideias que possam trazer inovação, desenvolvimento, construção e criação de novas ideias.


A diretora geral, Silvia Canan, destaca que a URI busca inserir a comunidade local e regional em seus projetos, e que essas ações são possíveis devido aos professores e técnicos-administrativos e de apoio comprometidos e alinhados, que ajudam a prospectar uma URI cada vez maior e melhor.


- Uma universidade se faz com pessoas que formam outras pessoas, e esse é o nosso maior capital cultural e profissional, os colegas que trabalham forte e firme para que possamos conquistar nossos melhores resultados. Enfim, temos muito a comemorar neste ano em que encerramos um ciclo de gestão porque, ainda que tenhamos vivido intensos desafios, em tempos complexos para a Educação Superior, tivemos a capacidade de nos reinventar e reconstruir - ressalta Silvia.

 

Novos planos

Para os próximos anos, o objetivo é seguir realizando um trabalho de excelência, por meio da nova gestão, empossada na quarta-feira, 14 de dezembro. A nova equipe diretiva é formada pela professora Elisabete Cerutti como diretora geral, pelo professor Carlos Eduardo Blanco Linares como diretor acadêmico, e pelo professor Alzenir José de Vargas como diretor administrativo.

A diretora Elisabete cita a importância de seguir cuidando do bem maior da URI, que são os acadêmicos, ampliando a relação da universidade com o mundo do trabalho, uma vez que este gera a empregabilidade.

- Daremos continuidade ao Planejamentos Estratégico que nos projetam ao horizonte do que podemos construir para seguirmos sendo regionais e integrados. Buscaremos mapear áreas, futuros cursos, a reengenharia necessária para as novas receitas e as parcerias com os municípios, que farão de nós ainda mais coexistentes com a região que nos constitui. Temos um compromisso com a história e com o futuro, e temos um grupo de professores, técnicos-administrativos e de apoio que abraçam os desafios com muita eficiência e zelo. Seja no ensino presencial ou no Ensino a Distância, seja na Escola Básica, graduação ou pós-graduação é URI e cada vez mais de todos nós - afirma a diretora.