Diversas ações e conexões marcam o primeiro ano do Small Farm Hub

Atendendo 131 municípios, o projeto visa à formação de uma rede de inovação voltada às pequenas propriedades rurais

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
06/11/2023

Um dos primeiros ambientes inovadores no Brasil voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais, o Small Farm Hub, completou um ano de atuação no dia 4 de novembro. Sediado na URI, em Frederico Westphalen, o ambiente de conectividade atende 131 municípios do Norte e Noroeste gaúcho.


Desde a fundação, o espaço de inovação propõe conectar produtores, empresas, startups, os diferentes níveis de governo, as instituições científicas e tecnológicas, as agências de fomento, organizações da sociedade e outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do agronegócio, para a troca de informações e co-criação.


Nos últimos 12 meses, o Small Farm Hub vem proporcionado momentos únicos para a comunidade e importantes conexões entre os setores civil, empresarial, acadêmico e governamental, criando um ecossistema de inovação na região. Neste ano, a equipe buscou gerar consciência, entendimento dos atores e consolidação do espaço. 


Entre as ações, esteve a promoção da live “O Futuro do Agro: perspectivas e oportunidades por meio da inovação, em abril; a palestra “Projeções e tendências econômicas no agronegócio: o que esperar para o segundo semestre de 2023”, em julho, e o “Workshop Startando uma Startup”, em agosto. Também foram realizados o “Programa de Conexões com Startups – Desafios do Agro”, em agosto, com 11 startups inscritas, o “Hackathon – Desafios do Agro”, em setembro, com mais de 100 participantes, além do “Programa Startup RS Start”, com 10 potenciais startups que integram o Programa de Pré-incubação. O Hub ainda conta com uma empresa residente, a Renoaeco.


Uma das gestoras executivas do Hub e coordenadora de inovação da Sicredi Conexão, Ana Paula Pessotto, avalia as atividades desenvolvidas neste primeiro ano como muito positivas, pois atenderam ao propósito de gerar conexões. “Para a cultura, promovemos diversas ações de capacitação e palestras, sensibilizações para diferentes públicos e também vínculos, por meio do Conexão com Startups, do Hackathon e do Programa de Pré-incubação. Isso tudo está interligando as propriedades rurais com possíveis soluções para as suas demandas. Com isso, entendemos que o Hub está cumprindo seu papel e também levando mais tecnologia, com foco em aumentar a produtividade e a eficiência das propriedades”, ressalta Ana Paula. 


Para 2024, a equipe que está à frente do espaço de inovação pretende ampliar a conexão com as empresas da cadeia do agro na região, continuar fomentando o empreendedorismo e a cultura da inovação no setor, por meio de hackathons e outros eventos.