Egressa de Engenharia Civil da URI/FW participa de concurso nacional

Elisangela Mazzutti desenvolveu projeto que estuda aplicação de lodo de ETA em aterros

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
16/05/2022

A egressa de Engenharia Civil da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Elisangela Mazzutti, está representando a universidade em um dos mais importantes eventos da área, o Prêmio Pesquisa e Inovação GeoJovem, organizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

Elisangela concorre com um projeto que estuda a aplicação de lodo proveniente da estação de tratamento de água (ETA) em aterros. Assim, a pesquisa é capaz de resolver dois problemas: encontrar um destino para rejeitos gerados em uma ETA de Frederico Westphalen e obter material para uso em camadas de aterros, diminuindo custos e atenuando impactos ambientais, como explica Elisangela.

– Há cerca de dois anos, surgiu a ideia de estudar o lodo porque o tratamento da água da cidade de Frederico Westphalen estava gerando benefícios sociais e econômicos, mas ao mesmo tempo gerando impactos negativos, sendo um deles o lodo gerado no tratamento. Essa grande produção de lodo, atrelada à preocupação ambiental do destino final, instigou a busca por formas adequadas de gestão principalmente na construção civil. Isso porque devido ao alto consumo de agregados por esse ramo, os materiais provenientes das jazidas estão cada vez mais escassos, necessitando utilizar materiais que muitas vezes não atendem as especificações de uso –, destaca a, atualmente, pós-graduanda.

Como ajudar Elisangela

Para inscrever sua pesquisa no GeoJovem, Elisangela fez um vídeo, no qual explica o surgimento do projeto e mostra os resultados obtidos. O estudo da egressa de Engenharia Civil da URI/FW concorre com diversos outros projetos elaborados em todo o país, boa parte deles feita por estudantes de mestrado e doutorado. É esse vídeo que será avaliado pela organização do evento na primeira fase.

Todos os vídeos inscritos receberão pontuação seguindo dois critérios: a quantidade de likes no YouTube (30%) e a nota da comissão avaliadora (70%). Assim, é possível ajudar Elisangela curtindo o vídeo da egressa no YouTube. A votação estará aberta até 20 de junho de 2022.

Avançam para a segunda fase os oito melhores vídeos, dos quais sairão os três vencedores do GeoJovem.

 

Como votar: Clique aqui para acessar o LINK e curta o vídeo

Período de votação: De 03 de maio de 2022 a 20 de junho de 2022