Egresso da URI presente na COP29 em Baku no Azerbaijão

Conferência do clima da ONU segue até dia 22 de novembro, com representantes de 198 países

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
13/11/2024

Natural de Boa Vista das Missões, Gerson Antonio Barbosa Borges está participando da COP29, conferência do clima da ONU, que iniciou no dia 11 e segue até dia 22 de novembro, com a aprovação de regras para um mercado de carbono global sob o Acordo de Paris. A cúpula, que reúne 198 países e é o principal fórum internacional para negociações climáticas, está sendo realizada neste ano em Baku, no Azerbaijão.


Borges fez sua graduação em História na URI, Câmpus de Frederico Westphalen, entre 2003 a 2007, fez especialização em Economia e Desenvolvimento Agrário na UFES e mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela UNESP. Atualmente, reside em Santa Cruz do Sul e está finalizando o doutorado em Geografia (UNESP), com pesquisa focada em movimentos socioterritoriais, agricultura sustentável, sistemas alimentares, técnica/tecnologia e mudanças climáticas.


O pesquisador de doutorado na UNESP, atua como consultor técnico em um projeto da FIOCRUZ/Instituto Cultural Padre Josimo e colabora com movimentos sociais, especialmente o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Via Campesina. O doutorando afirma que escolheu a URI por indicação de amigos, que elogiavam a qualidade dos cursos e professores da instituição.


Na COP29, o egresso faz parte da missão diplomática brasileira que envolve pessoas da sociedade civil. “Minha motivação para participar da conferência está ligada à minha pesquisa, relação com os movimentos sociais e ao compromisso com os temas relacionados ao meio ambiente e agricultura sustentável. Espero fortalecer parcerias e trocar experiências com outras organizações e profissionais que enfrentam desafios semelhantes”, frisa Borges.