Egresso da URI/FW lança livro sobre sucessão e legado

Ex-aluno de Tecnologia em Agropecuária transforma experiência rural em guia prático, com foco em planejamento e continuidade no meio rural

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
29/01/2026

O desafio da sucessão familiar no campo, realidade que afeta milhares de propriedades rurais no Brasil, ganha um guia estruturado e prático escrito pelo egresso do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Valdemir Damiani, junto com Erno Menzel, que é técnico em Agropecuária, administrador e especialista em Gestão de Pessoas e estudioso do comportamento humano.


O lançamento do livro “Do campo ao legado – Um guia prático para que a sucessão rural deixe de ser tabu e se torne um processo seguro, planejado e transformador”, aconteceu no dia 27 de janeiro. A obra combina experiência prática, formação acadêmica e uma década de atuação na formação de jovens rurais.


Natural de Riqueza (SC), Damiani atua como sucessor familiar, microempreendedor individual (MEI) e colaborador da Menzel Academy, onde trabalha como escritor e conteudista. Sua trajetória inclui ainda pós-graduação em Pedagogia da Alternância e 10 anos como educador na Casa Familiar Rural de sua cidade. Para ele, a necessidade de material acessível e orientado à ação foi o que motivou a escrita.


– Apesar de a sucessão rural ser um tema bastante abordado, ainda é escasso material que aborde o assunto de forma prática, com um passo a passo para que ela de fato seja implementada nas empresas rurais. Há uma preocupação com a realidade atual, onde muitas propriedades não conseguem ser sucedidas por vários fatores. Quis contribuir para transformar essa realidade e preparar técnicos, produtores e jovens com uma visão voltada à continuidade – explica Damiani.


O livro é organizado em seis capítulos que passam pelos pilares do sucesso das empresas rurais, a realidade e os problemas da sucessão, possíveis soluções e um roteiro sequencial com exemplos práticos. “O jovem só permanece onde há futuro. E futuro se constrói com viabilidade, harmonia familiar e visão de longo prazo”, defende o autor.


Formação acadêmica como base

Damiani destaca que sua passagem pela URI foi fundamental para ampliar sua compreensão sobre o tema. “A URI possibilitou uma visão mais ampla sobre esta preocupação com as propriedades e as famílias rurais, não só pela convivência com colegas e professores, mas pelas visitas e outros contatos que pude experienciar. Toda a experiência e conhecimento que a URI me proporcionou somaram-se ao meu trabalho na Casa Familiar Rural e à vivência com minha família”, frisa o egresso.


Esse alinhamento entre formação e desafios do campo é reforçado pelo coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Luís Pedro Hillesheim.


- A URI/FW tem desenvolvido, em parceria com municípios do Médio Alto Uruguai, um projeto de fortalecimento da sucessão rural. Acreditamos que a formação via Pedagogia da Alternância auxilia no diálogo necessário quando se trata da sucessão de propriedades, pois o estudante desenvolve, pouco a pouco, respeito ao que existe na propriedade, elaborando um projeto profissional de sucessão e, consequentemente, de sua vida – destaca o coordenador.


Para Hillesheim, é essencial diferenciar uma propriedade que constrói sua sucessão daquela em que alguém se torna simplesmente herdeiro. “É um desafio que precisa ser compreendido por todos”, completa.


Para quem é o livro

A obra é direcionada a famílias rurais, jovens sucessores, educadores, técnicos, consultores e gestores que buscam não apenas manter a atividade produtiva, mas preservar o sentido de pertencimento e legado familiar. Segundo Damiani, a sucessão planejada é o caminho para evitar o êxodo rural e fortalecer empresas familiares.