Egresso de Direito é exemplo de conquistas na área de concursos públicos

Esforço, constância nos estudos, além do desejo de alcançar funções profissionais maiores, foram os combustíveis para os bons resultados

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
05/06/2023

O empenho nos estudos, a dedicação pela área escolhida e o desejo de seguir carreira, depois de concluir a graduação, fez o egresso do curso de Direito da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Vanderlei Rower, se destacar e realizar mais de 30 concursos públicos em todo o país, conquistando muitas aprovações e, somente neste ano, três nomeações, nos Tribunais Regionais do Trabalho do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, e no Tribunal Regional Federal do Mato Grosso do Sul (TRT/RN, TRT/PE e TRF3/MS). 


Atualmente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rower também já assumiu nomeações na Defensoria Pública de Tenente Portela, no Banrisul em Miraguaí e no Banco do Brasil em Riqueza/SC. Dentre as provas em que o egresso conquistou aprovação, algumas nomeações que não assumiu são no Tribunal de Justiça de São Paulo e no Banco do Brasil, no Mato Grosso do Sul.


De acordo com o egresso, a inclinação pela área de concursos públicos sempre existiu, por influência de seu irmão, que também conseguiu inúmeras aprovações. “Hoje, meu irmão, que sempre me incentivou, é analista do Tribunal Regional Eleitoral. Eu pensei, por muito tempo, que fosse muito difícil e impossível alcançar o objetivo de aprovação em concurso público, mas decidi tentar. Após fazer o primeiro, tudo se tornou mais fácil e quase se tornou parte da rotina estudar, me inscrever e fazer as provas. Eu aproveitava todo o tempo disponível, até os momentos em que estava no ônibus a caminho da faculdade, era utilizado para ver vídeo aulas e revisar apostilas”, conta.


Para atingir estes bons resultados, Rower destaca que os estudos na URI/FW foram parte importante na complementação dos aprendizados que buscava em casa. “As orientações e motivações dos professores, além da possibilidade de tirar dúvidas, agregaram na minha caminhada. Todo o conhecimento adquirido com os docentes, como o atual coordenador do curso, Pablo Kuhnen, com quem eu tive mais contato durante a graduação e que sempre foi muito didático, principalmente na época da pandemia, auxiliou nas minhas conquistas atuais”, complementa.


Para quem busca êxito na área de concursos públicos, Rower enaltece que é importante manter um ritmo estável e constância nos estudos. “Devemos abrir as clareiras do conhecimento como se estivéssemos entrando em uma mata fechada. É importante ter organização como metas diárias de estudo e buscar cumprí-las. Se for possível ir além, ótimo. Se não conseguir completar o que determinou para os estudos, deve-se retomar no dia seguinte, buscando compensar esse tempo”, orienta o egresso.


Direito na URI/FW

O curso de Direito na URI/FW tem como diferencial as práticas oferecidas aos alunos ao longo da graduação. Os núcleos de práticas jurídicas e escritórios onde professores e acadêmicos atuam prestando serviços de ação social da universidade, dando assistência jurídica para quem necessita, promovem oportunidades aos acadêmicos, a partir do sexto semestre, de entrarem em contato com processos e casos reais, com as partes e as audiências, estando inseridos no meio. Os universitários também participam de eventos de extensão, de pesquisa e viagens de estudo, que contribuem para seu conhecimento.


Outros diferenciais são o corpo docente, formado por professores mestres e doutores, com atuação nas áreas em que ministram suas respectivas disciplinas, e a infraestrutura da universidade, que oferece laboratórios e salas atualizadas com todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades.


O curso já formou mais de dois mil alunos que, atualmente, estão atuando nas mais diversas áreas jurídicas no Brasil todo, devido às inúmeras possibilidades de atuação do graduado em Direito, um dos cursos de ensino superior que mais oferece oportunidades profissionais. Segundo o coordenador da graduação, o diferencial do Direito é o grande número de concursos públicos que o acadêmico pode fazer em várias áreas de atuação, possibilitando uma estabilidade e independência financeira.


O vestibular de inverno da URI está aberto, e as inscrições para ingressar em Direito ainda no segundo semestre de 2023 podem ser feitas até 14 de junho, no site eventos.fw.uri.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp (55) 3744-9200.