Egressos da URI/FW são destaque na área acadêmica

Diplomados na universidade seguiram carreira na pesquisa, mestrado e doutorado

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
21/10/2021

Na URI, Câmpus de Frederico Westphalen, os acadêmicos têm oportunidades de se inserir no mercado de trabalho com altos índices de empregabilidade, e também recebem incentivo ao ensino e pesquisa. A universidade conta com 22 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além da Escola Básica de Ensino Médio. 

 

Há 29 anos a URI/FW forma profissionais com excelência, potencializando talentos e desenvolvendo competências. A instituição preza pela qualidade de ensino, pesquisa e extensão e é uma referência na região. Desta forma, muitos de seus egressos encontraram, desde sua trajetória ainda na universidade, seu lugar na área acadêmica.

 

Lucas Pellegrin, egresso de Tecnologia em Agropecuária, formado em 2013, comenta que a URI foi um divisor de águas em sua vida. Por meio do curso e da solicitude dos professores, teve a possibilidade de ser bolsista de Iniciação Científica e, assim, conhecer esse novo caminho, porque na época buscava mais o conhecimento técnico para aplicar na propriedade.

 

- Realizei o mestrado e o doutorado logo após minha graduação, ambos como bolsista pesquisador durante o processo, pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande, com foco na Piscicultura. Por meio da Iniciação Científica, à qual fui apresentado ainda na URI, percebi que tinha outro caminho além da prática na propriedade: o da pesquisa, de seguir estudando, se especializando cada vez mais em determinada área. Todo esse interesse foi desencadeado durante minha graduação, a URI foi o que me direcionou à vida acadêmica e me mostrou que tinha mais além do curso, foi uma grande parceira. Ainda mantenho contato com os professores que são amigos e sou muito feliz por isso - salienta.

 

Outra diplomada da URI/FW, Camila Felin Fochesatto, conta que quando escolheu Educação Física, considerou trabalhar com promoção da saúde e qualidade de vida, além de ajudar as pessoas de alguma forma. “Como gostava de praticar atividade física, prestei vestibular para o curso. Durante a graduação, tive muitos docentes que me inspiraram e incentivaram e, no sexto semestre, durante a disciplina de Monografia A, percebi que gostaria de seguir na pesquisa e carreira acadêmica. Em 2016, fiz a seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e iniciei meus estudos na área da relação entre atividade física e saúde mental de crianças. Na sequência, fiz nova seleção para o doutorado no mesmo PPG e passei a investigar os efeitos do exercício físico e aptidão física na cognição de crianças. Nesse processo, tive a oportunidade de fazer parte de diversos projetos, conhecer pessoas e pesquisadores renomados, realizar parcerias e vivenciar a docência e a ciência diariamente”, conta sobre sua trajetória na carreira acadêmica. “Tem sido um caminho desafiador, mas de muito aprendizado, conhecimento e experiências incríveis. A URI foi minha primeira casa, e como tal, me deu todo o suporte profissional e intelectual para seguir meus sonhos. Hoje retorno como professora do curso de Educação Física e espero contribuir para um ensino de excelência, assim como recebi há alguns anos”, lembra Camila.

 

Da mesma forma, Danieli Faccin Bernardi, egressa de Arquitetura e Urbanismo, frisa que, em meio à agitação da rotina acadêmica e no convívio com professores capacitados na URI/FW, surgiu o interesse pela pós-graduação. “Após me formar em 2018, já inserida no mercado de trabalho, pude contar com o apoio dos meus antigos professores da URI na realização do sonho de entrar para o mestrado. No início de 2019, ingressei no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UFSM, uma experiência inesquecível e enriquecedora. Recentemente defendi minha dissertação, na qual tive a oportunidade de trabalhar com inspeção de edificação histórica, fazendo uso de termografia infravermelha e análise laboratorial de reconstituição de traço de argamassa. O mestrado qualifica a atuação na docência e abre as portas para uma carreira acadêmica, agregando em crescimento pessoal e em novas experiências”, conta. Danieli participou também, neste ano, como avaliadora convidada em quatro defesas de Trabalho Final de Curso na URI/FW.

 

Na mesma linha de dar sequência aos estudos, Alini da Silva, egressa de Ciências Contábeis, conta como a URI a auxiliou a alcançar vários objetivos. “Há 15 anos, eu vinha de Caiçara toda noite para fazer um técnico em Administração em uma escola perto da URI e na volta para casa quando passava em frente a universidade, pensava em como queria estudar nesta instituição. Era um sonho na época, pois não tinha condições financeiras. Persistindo no desejo, consegui ingressar na URI, com bolsa de estudos durante o primeiro ano, e neste momento conheci o professor Alzenir Vargas, que me ajudou muito, e além de docente foi meu chefe e orientador. Muitas pessoas da URI me ajudaram, aprendi muito com a universidade, como aluna e depois técnica-administrativa. Me formei em 2012, e já em seguida cursei especialização, também na URI. Nesta oportunidade, surgiu a ideia de fazer mestrado. Em 2013, iniciei-o em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Depois disso, já comecei a lecionar na graduação. Me formei no mestrado e em 2016 veio então o doutorado em Ciências Contábeis e Administração, também pela FURB. Em 2019, me tornei doutora, dando aulas em graduação e especializações. Em 2021, me tornei professora do quadro do programa de pós-graduação em Contabilidade da FURB, lecionando para o mestrado e também na Universidade do Estado de Santa Catarina”, conta.

 

Seguindo no mesmo caminho, a egressa Caroline Rossetto, graduada em Enfermagem pela URI, lembra que desde o início teve amparo dos professores para trilhar durante a vida acadêmica, experiências que a proporcionassem uma formação completa. 

 

- As disciplinas da graduação são pensadas para a formação do profissional enfermeiro, com embasamento teórico e dão segurança para depois poderemos atuar no meio profissional. Tive a oportunidade de ser bolsista de iniciação científica e participar de vários outros projetos e experiências, que proporcionaram o conteúdo necessário para meu sucesso profissional hoje, me dando uma formação de excelência. Após minha graduação, ingressei no mestrado acadêmico na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A URI me qualificou para entrar no mestrado com todo o preparo necessário”, frisa.