Egressos e estudantes da URI são eleitos no pleito municipal

Quatro prefeitos, cinco vices e 20 vereadores, ex-alunos da universidade, comandarão seus municípios a partir de 2025

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
11/10/2024

Atuar na formação integral das pessoas é uma das missões da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. Esta forma de preparar os alunos para a vida profissional e também voltada à sociedade contribuiu para que egressos da universidade fossem eleitos no pleito municipal em 6 de outubro. Nesta eleição, foram escolhidos quatro prefeitos, cinco vice-prefeitos e 20 vereadores no Norte gaúcho e do Oeste de Santa Catarina que se formaram na URI/FW.


Entre eles, está a próxima prefeita de Palmitos/SC, Giovana Giacomolli, formada em Informática, em 1999. A egressa conta como a instituição a ajudou a evoluir.


– A importância da URI na minha vida foi única. Com 18 anos prestei vestibular, pois visualizava uma grande oportunidade para o meu futuro profissional e esta instituição me ajudou a realizar o grande sonho que era conquistar o diploma de curso superior. Assim que conclui a graduação, então com 23 anos, comecei a vida como empresária. Hoje eu estou feliz e realizada com minha formação e parto para um novo desafio que é comandar o nosso município. Sou a primeira mulher na história de Palmitos a estar à frente do Executivo e estou com muitas expectativas de colocar em prática tudo que projetamos. Então, sem dúvidas a URI foi fundamental, pois abriu as portas para a minha vida profissional e pessoal. Cresci muito no período de graduação e é uma satisfação ter o nome da URI gravado no meu currículo. Desejo sucesso a esta instituição e que continue formando pessoas, bons profissionais que possam ajudar no crescimento das suas comunidades – frisa Giovana.


Outro eleito no dia 6 de outubro é o futuro vice-prefeito de Pinheirinho do Vale, Ulisser Britz, formado em Matemática pela URI, em 2004, que também justifica o quanto a universidade foi significativa na sua vida.


– Há quase quatro anos quando deixei minha função pública na prefeitura, aproveitando minha graduação fui ser professor no Ensino Médio e criei um forte vínculo com os colegas professores e com os alunos, que em grande número votaram na nossa chapa. Também, o aprendizado que as aulas presenciais proporcionam é fundamental, pois além de ensinar conteúdos, os professores nos formam pessoas melhores, porque sempre temos experiências e vivências diárias que contribuem com nossa vida profissional e pessoal. Tanto que se alguém diz que é formado na URI, para mim tem ‘peso’ diferenciado, porque sei da capacidade desta pessoa e, ainda, fico feliz porque esta universidade é referência na nossa região, justamente por formar os estudantes para a vida. Sou muito grato por tudo o que aprendi na URI e pelo que ela representa na minha formação – salienta Britz.


Em nome da URI, a diretora geral Elisabete Cerutti, afirma que a eleição de tantos egressos da URI gera orgulho. “Entendemos que junto aos conhecimentos da ciência, temos as aprendizagens de liderança e vivências comunitárias. Certamente, ficamos alegres e desejamos muito sucesso aos eleitos, sempre destacando o quão a URI poderá estar ao lado das gestões municipais, sempre pensando as melhores soluções para o desenvolvimento da nossa região”, finaliza a diretora.