Eleita nova composição do CODETER do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação NAE
24/02/2014

Na última quinta-feira, 20, foi escolhida a coordenação executiva do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) que organizará o trabalho do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai. A reunião aconteceu nas dependências da Universidade Regional Integrada-CÂmpus de Frederico Westphalen com a presença dos membros titulares e suplentes do CODETER.



Na oportunidade, ficou definido que a coordenação geral fica a cargo de Adir Antonio Lazzaretti, dirigente de cooperativa do município de Constantina; a coordenação de Núcleo Técnico com Volmir Michels da SDR e na Secretaria, Fátima T. Marangon, da URI.

Na reunião ainda foram debatidos projetos que podem ser implantados e que objetivam trazer melhorias para os moradores desse território. Destaca-se o apoio ao acesso à água para a produção de alimentos (Plano Brasil sem Miséria), a aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA e Plano Brasil sem Miséria). Cerca de 500 famílias são beneficiadas nos dois últimos pontos. Além destes, o incentivo ao Programa Mais Educação Campo e a concessão de crédito para aquisição de imóveis rurais e investimentos (Fundo de Terras).

Jamir Centenaro, assessor territorial, destaca a importância da deliberação territorial na construção de Políticas Públicas do Governo Federal para o do Médio Alto Uruguai, sendo o CODETER o articulador central técnico e político.

Sobre o Território da Cidadania

O Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai é um dos territórios separados por grupos de cidades de todo o Brasil que recebe incentivos do Governo Federal. Ele visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além da promoção do desenvolvimento rural sustentável nas mais variadas áreas: apoio às atividades produtivas; infraestrutura; direitos e cidadania; integração de políticas públicas e articulação federativa. O ponto chave é a participação social desde a fase de planejamento até o acompanhamento da execução das ações.

A apresentação de ações se dá por meio de uma Matriz de Ações, disponibilizada para cada território a cada ano, pelo Governo Federal, com dados, metas e valores. Após, o Comitê de Articulação Estadual vai realizar um debate territorial com os colegiados (mais próximos dos territórios) para indicar demandas mais urgentes e prioridades com base na realidade de determinado território, baseadas nos seus Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS). Depois dessas indicações, o Governo ajusta a Matriz apresentada inicialmente e produz um Plano de Execução para os territórios.

Municípios do Território do Médio Alto Uruguai

O Território do Médio Alto Uruguai (RS) é composto por 34 municípios e soma uma população total de 189.946 habitantes. Destes, 91.610 vivem na área rural, correspondendo a 48,23% do total, 26.429 são agricultores familiares, 109 famílias assentadas e 7 terras indígenas.

Cristal do Sul, Dois Irmã

Confira as imagens: