Encontro mensal do Grupo Biosofia da URI/FW tem participação de estudantes da UERGS
Reunião do grupo de estudos aconteceu em Três Passos e oportunizou discussões ampliadas.
Diálogos interinstitucionais e multidisciplinares deram o tom do mais recente encontro do Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. Ocorrida no sábado, 26 de agosto, a reunião mensal aconteceu em Três Passos e teve a participação de estudantes e docentes do campus local da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
Acadêmicos do curso de Agronomia e a professora Fernanda Hart Weber, se juntaram ao Grupo Biosofia ampliando as discussões e reflexões sobre filosofia, decolonialidade, dignidade humana e justiça social, expressões dos sentidos e ideais de vida. Assim como no encontro do mês de julho, a obra “1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade”, de Enrique Dussel, serviu como fio condutor dos debates.
O pesquisador do Grupo Biosofia da URI/FW, também professor voluntário na UERGS, Carlos Eduardo Krüger, foi o organizador do evento em Três Passos. Ele comentou a respeito da importância da ampliação das discussões promovidas pelo Grupo Biosofia. “Penso que é muito importante realizarmos debates e reflexões a partir de fatos históricos marcantes, retratados nesta bela obra de Enrique Dussel. A História serve para nos relembrar erros cometidos pelo ser humano e que não podem ser repetidos, como foi o caso do extermínio de grande parte dos povos indígenas e de suas diversas culturas ancestrais. Promover a integração de universidades, de alunos e de áreas do conhecimento fortalece os laços sociais, a compreensão da realidade e as escolhas que precisamos fazer enquanto humanidade. Esta é uma tarefa que a filosofia nos propõe”, completou.
A professora Fernanda também fez uma avaliação sobre o momento de diálogo relacionando o texto debatido com a abordagem da disciplina Segurança e Soberania Alimentar, que ela ministra. “As colonizações das américas pelos Europeus resultaram no rompimento da cultura alimentar dos povos indígenas. A interferência sofrida naquele momento resultou na perda da biodiversificação e da cultura alimentar da época e que se reflete ainda hoje nos hábitos alimentares da população”.
O encontro aconteceu na Unidade da UERGS e também teve a presença dos demais integrantes do Biosofia. Estiveram na reunião, Claudionei Vicente Cassol, Claudir Miguel Zuchi, Clenio Vianei Mazzonetto e Larissa da Silva Kellermann.
A próxima reunião do Grupo Biosofia já tem data e local marcados. Será em 16 de setembro, em Cerro Grande.
Sobre o Grupo Biosofia - URI Frederico Westphalen
O Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia) se reúne regularmente uma vez por mês, no terceiro domingo. As reflexões resultam em projetos de pesquisa e de extensão e internacionalização. Seus/Suas integrantes produzem, individualmente e em parceria interna e externa, nacional e internacional, textos em periódicos, capítulos e livros, comunicações, palestras, entrevistas e debates; atuam no stricto sensu, lato sensu, graduação, escola básica, gestão educacional e pedagógica, veículos de comunicação e assessorias.
O grupo desenvolve projetos com recursos de órgãos financiadores, como CNPq, CAPES, FAPERGS, PIIC-URI, PIBIC-URI, em parceria com instituições como a Associação Científica Medeia, PPGEDU-URI e instituições públicas e privadas nos campos educativo-pedagógicos, de comunicação e formação e de financiamento. Entre os/as integrantes há associados à Rede Internacional de Cidades Educadoras e Transformadoras (RICET). O Grupo é filiado à RedYala - Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais.
O Biosofia possui canal aberto com a comunidade através das redes sociais e também realiza formações presenciais e on-line. Estimula, desenvolve e realiza estudos e pesquisas que pensam a vida, a dignidade humana e a justiça social.