Enfermagem comemora 20 anos como graduação na URI/FW

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
07/04/2022

O curso de Enfermagem da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, completa 20 anos de atuação, em 2022. A graduação formou, ao total, 284 enfermeiros, em 17 turmas durante a trajetória como curso de ensino superior. Estes profissionais estão inseridos, atualmente, nos diversos serviços de saúde da região, Estados e do país.

Para marcar o aniversário do curso, serão realizados eventos com alunos e egressos da graduação, além de programações voltadas à comunidade geral. No mês de março, foi lançado o logotipo em homenagem à data, com o título “Enfermagem URI/FW - 20 anos impactando vidas”. Entre outras atividades, foi realizada uma homenagem para a primeira coordenadora de Enfermagem, professora Cleci Terezinha Perosa, responsável pela organização e implantação da graduação.

Para o mês de maio, entre os dias 9 e 12, o curso realizará a Semana Acadêmica, alusiva às teorias e práticas da Enfermagem. No dia 2 de julho, será promovido um jantar comemorativo, em parceria com uma entidade filantrópica.

Ainda durante o ano, serão divulgados depoimentos dos egressos de todas as turmas com a temática “O que o curso de Enfermagem representa na sua vida?”, com o objetivo de mostrar as transformações que o conhecimento adquirido trouxe a eles e à comunidade. Ainda, no segundo semestre, acontecerá gincana e jogos organizados pelo Diretório Acadêmico e universitários dos cursos da área de ciências da saúde.


Sobre o curso

A URI/FW, a partir das necessidades regionais e ancorada em suas potencialidades, em 2002, criou o curso de Enfermagem – Bacharelado. A proposta foi e é voltada à formação de enfermeiros com perfil generalista, humanista, crítico, reflexivo e ético, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, baseados no rigor técnico-científico e com autonomia intelectual, de forma a inseri-los no mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento regional e a melhora da condição de saúde local.

Segundo a atual coordenadora do curso, Marinês Aires, a Enfermagem, enquanto profissão, tem na sua essência o cuidado com as pessoas, famílias e comunidade. “Assim, sabemos da relevância da atuação dos nossos acadêmicos e egressos e o quanto a atuação impacta na vida e saúde da população”, comenta.



Confira as imagens: