Enfermagem realiza visita técnica à Fundação de Saúde de Santa Rosa

O roteiro permitiu aos alunos entenderem a estrutura organizacional da FUMSSAR, seus departamentos, fluxos de atendimento, a articulação entre os diferentes níveis de complexidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
17/06/2025

Os acadêmicos do 7º semestre do curso de Enfermagem da URI/FW realizaram visita técnica à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), no dia 3 de junho. A atividade integra as ações da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva III. O objetivo foi conhecer a organização e funcionamento da FUMSSAR e gestão das Redes de Atenção à Saúde no munícipio.



Para a acadêmica Cristiane Maria Martins a experiência foi extremamente enriquecedora, proporcionando uma visão prática dos serviços de saúde oferecidos no município, especialmente no âmbito da atenção básica e da gestão em saúde pública.


– Foi possível conhecer as funções de cada departamento, os fluxos de atendimento e os desafios enfrentados no cotidiano da gestão do SUS em nível municipal. Tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto programas como, o Melhor em Casa, regulação municipal e atendimento especializado. A visita possibilitou compreender como o trabalho multiprofissional é essencial para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade, bem como o papel fundamental que o enfermeiro desempenha na articulação das ações de cuidado, prevenção e educação em saúde – destaca Cristiane.


Andressa Weber da Silva, enaltece que durante a visita, foi possível observar de forma prática a aplicação dos protocolos e fluxos que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS), além de analisar as estratégias utilizadas pela FUMSSAR para a implementação das políticas públicas de saúde, conforme os princípios da universalidade, integralidade e equidade.


– Conseguimos visualizar as ações intersetoriais de promoção e prevenção em saúde voltadas, principalmente, para atenção básica e a utilização de sistemas informatizados para o monitoramento dos serviços prestados, bem como plataformas que auxiliam no controle dos serviços prestados e a importância do planejamento estratégico na alocação de recursos e na tomada de decisões. A experiência contribuiu significativamente para o fortalecimento das competências técnicas relacionadas à gestão em saúde pública, ao processo de tomada de decisão baseada em evidências e à importância do trabalho em equipe multiprofissional para a garantia da qualidade e eficiência dos serviços prestados à população – descreve Andressa.


Já a participante Ana Luiza Zanata Menegetti enfatiza que cada parte sobre a história, gestão e desenvolvimento do sistema de saúde do município fez com que despertasse nela uma vontade imensa de levar todo esse conhecimento a diante para outras realidades dentro de outros municípios. “Agradeço imensamente a oportunidade de conhecer a fundação e ter um exemplo maravilhoso de gestão e organização da saúde. Foi primordial para minha caminhada e desenvolvimento pessoal, pois pude conhecer um mundo de possibilidade”, justifica Ana Luiza.


Para a professora Marines Aires a visita técnica realizada à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa permitiu aos acadêmicos entender a estrutura organizacional da FUMSSAR, seus departamentos (como Atenção Primária, Vigilâncias em Saúde, Rede Complementar, programas, sistemas de Informação), os fluxos de atendimento, a articulação entre os diferentes níveis de complexidade e os desafios diários da gestão em saúde. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.


– Dentre os pilares na formação do enfermeiro pela URI/FW destaca-se as vivências e inserção dos alunos nos mais diversos cenários de atuação desses profissionais, pois além da assistência direta ao paciente, o enfermeiro possui em suas competências a gestão dos serviços de enfermagem e a gestão dos serviços de saúde – relata a docente.


Confira as imagens: