Ensino Médio: Alunos do 3º ano participam de conversa sobre Vestibular

Egressas da Escola de Educação Básica da URI/FW contam suas experiências para ingressar em universidades

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
21/08/2024

O foco da maioria dos alunos do Ensino Médio é definir o curso que deseja fazer Vestibular e se preparar para as provas. Não foi diferente para duas estudantes que frequentaram esta etapa do ensino na Escola de Educação Básica da URI/FW, Lara Antoniazzi Piovesan e Isadora Prevedello. Ambas são naturais da região e estão realizando cursos superiores na UFSM, em Santa Maria. Para falar das experiências, as duas estiveram conversando, de modo on-line, com os educandos do 3º ano da Escola de Educação Básica, na segunda-feira, 19, no auditório da universidade.


Lara justifica que escolheu o Ensino Médio na Escola da URI pela qualidade da formação e por saber que a instituição prepara os estudantes para o Vestibular e Enem. “Boa parte da minha vida escolar frequentei estabelecimento de ensino público e a diferença foi muito grande ao ingressar na URI, especialmente pela cobrança dos professores. A URI sempre foi muito exigente em relação à carga horária e também na preparação, tanto com a semana de provas e também com os simulados. Isso nos ajuda muito a criar uma rotina de estudos e também nos preparar para  vida acadêmica e profissional futuras”, acredita Lara.


Sobre a forma de estudo a agora acadêmica conta que costumava estudar mais antes da semana de provas e deixava resumos prontos, pois isso a ajudava a memorizar os conteúdos. “Hoje, na faculdade de Engenharia Química é necessário muito treino e resolução de exercícios para auxiliar no acerto das questões. Mas o principal é a consistência, criar uma rotina de hábitos e se dedicar, assumir compromisso com os objetivos que temos. Outro hábito importante que tinha e ainda tenho é fazer bom uso do tempo em sala de aula, prestar atenção e tirar dúvidas com os professores. Isso é crucial para ter um bom entendimento da matéria, além de demonstrar interesse”, elenca a universitária.


A egressa do Ensino Médio da URI passou em todos os Vestibulares que fez – UCS, UPF, PUC-RS, Unochapecó, URI-Erechim, UFSM (SISU), mas seu objetivo principal sempre foi a UFSM, por ser federal e também por todo o suporte e oportunidade que uma universidade maior oferece.


– Com certeza, a base de todo conhecimento começa nos anos iniciais e se concretiza na graduação, por isso o Ensino Médio é tão importante para fazer a ponte entre essas duas fases da aprendizagem. A URI, com certeza, é uma universidade muito bem preparada para desenvolver os alunos e capacitá-los, da melhor forma possível, para os vestibulares e, posteriormente, para a graduação – assegura Lara.


Da mesma forma, Isadora Prevedello justifica que escolheu a Escola de Educação Básica da URI pela tradição e excelência, e porque sabia que era a melhor opção para conseguir alcançar seus objetivos futuros. Para se preparar a aluna se empenhava a fazer tudo o que os professores pediam, sempre com muito esmero, e refazia as provas do Enem, além de ter constância nos estudos.


Isadora, que sempre teve como desejo cursar Farmácia, também já passou em vários Vestibulares, entre eles, UFSM, UFSC e IFF. “Isso tudo foi possível por ter optado por fazer o Ensino Médio na URI, pois tenho certeza que não conseguiria alcançar tanto aprendizado em outra instituição, justamente pela qualidade do ensino, pela cobrança dos professores e consequente dedicação dos alunos”, resume.

Confira as imagens: