Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Escola de Educação Básica da URI/FW promove 1ª Feira do Livro
Três escritoras de obras infantis estiveram na instituição e também proporcionaram Momento com as Autoras nas salas de aula
Para marcar o Dia Nacional do Livro – 29 de outubro –, a Escola de Educação Básica da URI/FW realizou a 1ª Feira do Livro. Estiveram presentes três escritoras de Frederico Westphalen, Angela Maria Paloschi Mazzonetto, autora da obra Mistério no Jardim, Maristela Piovesan, que publicou dois livros, Aurora – Uma Amizade Além do Arco-íris e Theo – O Jabuti Corajoso, além de Rosangela Albarello Pacheco, que apresentou o livro A Formiguinha Fifi.
Inicialmente, as três visitantes estiveram com as diretoras da URI, Elisabete Cerutti, e da Escola, Marcia Dalla Nora, além da coordenadora da Escola, Giovanessa Poletti, comentando sobre as inspirações para a elaboração de cada publicação. Após, a escritoras foram nas salas de aula falar sobre suas obras às crianças. Depois, aconteceu sessão de autógrafos.
A professora Angela contou que escreveu seu livro para os seus sobrinhos, que escolheram o nome dos personagens que queriam ser. “Mas só descobriram que era uma homenagem a eles no fim da obra. O Vagalume, que é o personagem principal, e a formiga, narradora do livro, são homenagens aos meus afilhados”, conta a autora.
Já a escritora Rosangela disse que a inspiração para redigir A Formiguinha Fifi foi sua vivência em sala de aula. “Esta formiguinha é uma história que se distingue das demais, pois trouxe o acolhimento ao diferente, ao que as crianças convivem no dia a dia na escola. O enredo conta o que aconteceu com este inseto, porque ele usa uma botinha e quem o ajudou a resolver o probleminha que aconteceu no decorrer da sua vida”, relata a professora.
Outra docente que é alfabetizadora e escritora é Maristela Piovesan, que ama estar com as crianças e essa foi a maior motivação para elaborar suas duas obras. O primeiro livro, Theo – O Jabuti Corajoso, conta a história de um jabuti que decide se aventurar pelo bosque, em busca de seus amigos para descobrir novidades. Em 2024, a autora publicou Aurora – Uma Amizade Além do Arco-íris, que descreve o dia a dia de uma menina muito curiosa que sai em busca de uma grande aventura para descobrir como o arco-íris é formado. Aurora volta trazendo muita alegria e conhecendo diversos animais diferentes. “O meu estímulo para escrever foi o intuito de poder levar um pouco de amor e de alegria para as crianças, através da literatura infantil”, expõe Maristela.