Espaço Small Farm Hub é inaugurado com presença de autoridades estaduais e regionais

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
04/11/2022

O projeto Small Farm Hub, da URI e da Sicredi Conexão, lançou, nesta sexta-feira, 4, seu espaço de funcionamento, em uma sala anexa ao Salão de Atos da universidade. O Small Farm Hub faz parte do Projeto Agrotec Norte, vinculado ao Programa Inova RS, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

O evento contou com a presença de autoridades como o Prefeito de Frederico Westphalen e Presidente da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop), José Alberto Panosso, o Presidente do Legislativo, Leandro Mazzutti, a Gestora de Inovação e Tecnologia do Inova RS, Schayana Pavelsky, o Coordenador do Projeto Agrotec Norte, Alexandre Zanatta, o Coordenador do projeto "Inova RS: consolidação e gestão do Ecossistema Regional de Inovação na Região Produção e Norte", Getúlio Stefanello, e o Secretário da Agricultura, Gildo Buzatto.

Segundo a Presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, o projeto representa o que o Sicredi acredita, de pensar em inovação. "Receber e aceitar o convite de participar desse projeto representa e faz sentido pela nossa conexão com as demais instituições, sejam elas públicas ou privadas das regiões em que atuamos. Temos como associados, aqueles ligados ao agronegócio altamente qualificados no uso de tecnologias, e também temos aqueles pequenos agricultores, então estar aqui neste momento de integração é maravilhoso, e significa fomentar o desenvolvimento", complementa Angelita.

A diretora geral da URI/FW, Silvia Regina Canan, comenta que o projeto ainda é novo, mas tem um grande propósito. “Este projeto ainda é um bebê, mas tem o propósito de se tornar um adulto que trabalhe sozinho, que tenha suas próprias pernas e, quem sabe, lá adiante, depois de um trabalho muito grande que nós temos o compromisso de fazer, e que a gente sabe que é desafiador, porque é uma mudança de cultura aqui na região e as pessoas têm que entender o que é um trabalho de rede e um espaço de inovação, nós podemos pensar em sonhar em transformar nosso hub em um instituto e ele criar vida própria”, explica a diretora.

Sobre o projeto

O projeto Small Farm Hub tem como objetivo se consolidar como um ambiente promotor da inovação, sendo também espaço propício ao empreendedorismo. Pioneira, a iniciativa é voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes. Por meio deste projeto, é possível sensibilizar a cadeia do agro, produzir conteúdos específicos, oferecer acesso a investimentos, capacitação e metodologia para ajudar empresas do setor na cultura de inovação. Atualmente, o Small Farm Hub serve de base para 131 municípios do Norte do Estado do Rio Grande do Sul.



Confira as imagens: