Estágio em Psicologia: oportunidades cada vez mais promissoras

Alunos e egressos da URI têm se destacado no mercado de trabalho após realizarem seus estágios

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
14/04/2014

Descobrir as áreas de que mais gosta, aliar teoria e prática, estabelecer contatos e ter experiência profissional são apenas alguns itens da vasta lista de  vantagens que um estágio pode proporcionar aos alunos da graduação. Além disso, o estágio configura-se em um benefício também para as empresas, por contarem com a atuação de acadêmicos que vêm cheios de novas ideias e vontade de fazer sempre melhor.

O curso de Psicologia da URI-FW, ao longo dos anos, tem contado com a parceria da iniciativa privada e de instituições públicas para desenvolver as diversas práticas de estágio curricular, através de convênios firmados entre as partes. Estas ações estão embasadas na Missão da Universidade, a qual remete à formação integral do sujeito, por meio de uma reflexão ética e uma inserção junto à comunidade regional que facilite a construção de conhecimento e solidariedade humana.





Conforme explicou uma das professoras do curso, Cláudia Flores, a Psicologia Organizacional e do Trabalho tem apresentado um crescimento contínuo na comunidade local, habilitando estagiários no campo do trabalho, junto a alguns estabelecimentos (empresas, hospitais e outros), viabilizando o avanço da ciência psicológica e mediando o acesso à promoção de saúde nos diversos âmbitos de trabalho. “As práticas de estágio são voltadas à compreensão do contexto organizacional, por meio de intervenções que mobilizem a reflexão sobre as atividades de trabalho e a aquisição de resultados possíveis para cada local. As ações em questão apresentam variações, dependendo das especificidades do contexto”, destacou.

Em 2013, essa parceria da URI-FW com alguns dos estabelecimentos que proporcionam a prática do estágio, trouxe a ampliação de espaços formais de trabalho, através de algumas contratações realizadas destes estagiários, agora profissionais inseridos neste mercado. “Evidenciou-se, com esta atitude, que a necessidade do profissional da área psicológica vem crescendo dentro das instituições locais, no sentido de viabilizar a construção de espaços que tragam maior humanização dos processos de trabalho”, enfatizou a professora do curso, Loren Aita Riss.

A inserção dos alunos da URI no mercado de trabalho, implica na ampliação do vínculo entre comunidade e universidade, o que possibilita o desenvolvimento de ambas as partes, conforme explicou a coordenadora do curso de Psicologia da URI, professora Marisa Pigatto. “A Universidade, ao longo do tempo, vem interagindo de modo mais efetivo no processo produtivo social, a partir de intervenções junto à comunidade, com intuito de refletir sobre os processos de trabalho, embasando-se em teorias e práticas que proporcionam o entendimento de que há inúmeras formas de capacitar aquele que trabalha, sem abrir mão da saúde e da qualidade de vida integral do sujeito”, afirmou a professora Marisa.
 

{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "http://www.fw.uri.br/pt/noticias/estagio-em-psicologia-oportunidades-cada-vez-mais-promissoras-249" }, "headline": "Estágio em Psicologia: oportunidades cada vez mais promissoras", "datePublished": { { $noticia - > dateFormatada } }, "dateModified": { { $noticia - > dateFormatada } }, "description": "Alunos e egressos da URI têm se destacado no mercado de trabalho após realizarem seus estágios", "author": { "@type": "Person", "name": "Assessoria de Comunicação - URI" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "URI Frederico Westphalen", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "http://www.fw.uri.br/img/front/urilogo.png", "width": 600, "height": 315 } }, "image": { "@type": "ImageObject", "url": { { asset($noticia - > image) } } "height": 320, "width": 500 } }