Estudantes de Ciências Biológicas realizam aula prática no Parque Estadual Fritz Plaumann

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
28/10/2022

Os alunos do curso de Ciências Biológicas da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, juntamente ao professor da disciplina de Ecologia IV, doutor Marcelo da Rocha, participaram, no sábado, 22, de uma aula de campo no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia/SC.


O parque é uma Unidade de Conservação (UC) de 741 hectares, situado no bioma mata atlântica e conta com uma vasta biodiversidade de fauna e flora, estando presentes também espécies ameaçadas de extinção. A origem do parque se deu devido a uma medida compensatória pelos impactos ambientais gerados pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina Itá localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, e leva o nome em homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann, que desde 1924, quando chegou ao Brasil, contribuiu de elevada importância para o conhecimento científico do país.


A visita foi orientada pelo biólogo e gestor do parque, doutor Adelcio Muller que acompanhou a turma durante todos os trajetos das trilhas e compartilhou conhecimentos sobre a história local, biodiversidade, interações ecológicas, a importância da pesquisa e os impactos das ações antrópicas sobre a paisagem e espécies da região.


Ao longo das cinco trilhas percorridas entre os remanescentes florestais, os acadêmicos obtiveram uma experiência prática das dificuldades enfrentadas dentro de uma UC, sendo uns dos principais problemas a caça ilegal e a propagação de espécies exóticas invasoras. Foram abordados temas como a importância de conhecer a biodiversidade regional e a educação ambiental como ferramenta de conscientização da população.


Por toda a composição ambiental e de gestão, o Parque Estadual Fritz Plaumann se tornou um ponto de essencial importância acadêmica para os alunos de biologia conhecerem, correlacionando o aprendizado teórico adquirido na universidade com a experiência prática de campo, expandindo os conhecimentos sobre as unidades de conservação e aperfeiçoando a capacidade dos acadêmicos de resolver futuros problemas profissionais.

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