Estudar na URI/FW é acessar o mundo do trabalho desde o primeiro semestre

Universidade conta com 85 alunos em estágio em diferentes áreas de formação

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
28/01/2026

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Frederico Westphalen, mantém, atualmente, 85 alunos em estágio, sendo estes dos primeiros semestres dos cursos, vivenciando na prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Os estágios estão distribuídos em diferentes cursos e áreas de formação, fortalecendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para a qualificação profissional dos estudantes.


As atividades de estágio ocorrem tanto em instituições parceiras quanto em setores internos da própria universidade, abrangendo áreas como educação, saúde, gestão, tecnologia, comunicação e serviços.

Para a diretora-geral, Elisabete Cerutti, a experiência possibilita aos acadêmicos o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e profissionais, além de ampliar o contato com o mercado de trabalho e com realidades concretas da profissão escolhida.


O estágio representa uma etapa fundamental no processo formativo, pois promove a inserção gradual do estudante no mundo do trabalho, estimula a responsabilidade e fortalece a formação integral. “A nossa equipe acompanha e orienta os estagiários por meio de professores supervisores e coordenações de curso, garantindo a qualidade das atividades desenvolvidas”, destaca a diretora.


- A presença de 85 alunos em estágio reafirma o compromisso da URI com uma formação acadêmica sólida, alinhada às demandas da sociedade e voltada à construção de profissionais preparados, críticos e socialmente comprometidos. Ainda, a URI tem sido a porta de vagas para acessar o mundo do trabalho, pois empresas de diferentes segmentos buscam pela universidade diariamente para compor seus quadros – justifica Elisabete.