Expansão farmacêutica: medicamentos genéricos completam 14 anos no Brasil

Medicamentos genéricos estão cada vez mais presentes no tratamento dos brasileiros

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW e RBS-TV
13/11/2013

Implementados em 1999 no país, os medicamentos genéricos estão cada vez mais presentes no tratamento dos brasileiros em função dos preços mais acessíveis, aliados à eficiência destes remédios.

Os medicamentos com a sigla “G” na embalagem levaram algum tempo para se consolidarem como seguros e confiáveis em relação aos da marca de referência, mas, 14 anos depois, já não há dúvidas quanto a eficácia destes produtos, conforme explicou o coordenador do curso de Farmácia da URI – Câmpus de Frederico Westphalen, Carlos Eduardo Blanco Linares.

“Os laboratórios que produzem o medicamento genérico não têm todo o custo de investimento que a indústria do medicamento de referência possui, o que o torna mais barato. A bioequivalência comprovada, garante que o consumidor utilize o genérico sem nenhum tipo de problema quanto a ineficiência do medicamento, pois ele é submetido aos mesmos testes do medicamento de referência”, garante o professor.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou que a patente de vários medicamentos de marca irá expirar nos próximos cinco anos, o que representará maior disponibilidade de medicamentos genéricos.

A expansão destes medicamentos significa a perspectiva de geração de numerosas oportunidades de trabalho para os profissionais desta área.

Assista ao vídeo sobre o assunto, veiculado pela RBS-TV, no Jornal do Almoço, tendo como fonte de entrevista o professor da URI-FW.