Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Expansão farmacêutica: medicamentos genéricos completam 14 anos no Brasil
Medicamentos genéricos estão cada vez mais presentes no tratamento dos brasileiros
Implementados em 1999 no país, os medicamentos genéricos estão cada vez mais presentes no tratamento dos brasileiros em função dos preços mais acessíveis, aliados à eficiência destes remédios.
Os medicamentos com a sigla “G” na embalagem levaram algum tempo para se consolidarem como seguros e confiáveis em relação aos da marca de referência, mas, 14 anos depois, já não há dúvidas quanto a eficácia destes produtos, conforme explicou o coordenador do curso de Farmácia da URI – Câmpus de Frederico Westphalen, Carlos Eduardo Blanco Linares.
“Os laboratórios que produzem o medicamento genérico não têm todo o custo de investimento que a indústria do medicamento de referência possui, o que o torna mais barato. A bioequivalência comprovada, garante que o consumidor utilize o genérico sem nenhum tipo de problema quanto a ineficiência do medicamento, pois ele é submetido aos mesmos testes do medicamento de referência”, garante o professor.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou que a patente de vários medicamentos de marca irá expirar nos próximos cinco anos, o que representará maior disponibilidade de medicamentos genéricos.
A expansão destes medicamentos significa a perspectiva de geração de numerosas oportunidades de trabalho para os profissionais desta área.
Assista ao vídeo sobre o assunto, veiculado pela RBS-TV, no Jornal do Almoço, tendo como fonte de entrevista o professor da URI-FW.