Extensão no curso de Enfermagem da URI/FW envolve mais de 600 pessoas

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
08/01/2024

A Curricularização da Extensão está inserida dentro da matriz curricular do Curso de Enfermagem da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, em sua transversalidade. A extensão no contexto do curso serve de elo entre o ensino e a pesquisa ao aplicar, na prática, os métodos, processos e conhecimentos por eles gerados, apoiando e desenvolvendo atividades interdisciplinares, empreendedoras, de ação social e educativa.


As atividades de extensão no curso de Enfermagem são desenvolvidas “na” e “com” a comunidade e não para a sociedade. Além de estimular ações de iniciativa e participação, solidariedade e cooperação, a iniciativa envolve cultura, reitera o espírito comunitário e aprimora a construção de novos saberes. É, também, através da extensão, que o acadêmico se desenvolve como ser humano, ensina enquanto aprende, desenvolve suas potencialidades, torna-se mais confiante e seguro de si.


No segundo semestre letivo de 2023, várias foram as disciplinas do curso de Enfermagem que realizaram a Curricularização da Extensão, dentre elas, o Projeto Integrador I e II, Enfermagem em Saúde Mental II, Epidemiologia e Saúde Ambiental, Enfermagem em Saúde Coletiva I, Gerência em Enfermagem II, Atenção Integral à Saúde do Idoso e Enfermagem no Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente.


De acordo com a coordenadora da graduação, Caroline Ottobelli Getelina, diversas foram as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos, professores e universidade nos mais diferentes cenários da comunidade, impactando diretamente um contexto de aproximadamente 600 pessoas, em mais de 10 diferentes municípios da região.

Confira as imagens: