Fisioterapia: egressa Jéssica Pacheco conta sua história de excelência profissional

Boa colocação no mercado e formação de qualidade fazem parte da vivência dos acadêmicos do curso da URI/FW

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
26/09/2023

Desde o início do curso de Fisioterapia na URI, Câmpus de Frederico Westphalen, a procura por alunos e egressos por parte de empregadores é grande, devido à aliança entre teoria e prática na matriz curricular da graduação, que conta com disciplinas específicas para cada área da Fisioterapia e estágios que contribuem para o aprendizado e a vivência da rotina profissional. 


No total, são reconhecidas 15 áreas de atuação para graduados do curso, possibilitando aos estudantes e formados um mercado com muitas possibilidades. A tendência é de cada vez mais crescimento das opções, principalmente após a pandemia do Covid-19, em que a área de Fisioterapia se expandiu ainda mais. De acordo com a revista Exame, neste período, a busca por profissionais da área da saúde cresceu 725%, e, entre eles, os fisioterapeutas estão entre os mais procurados.


A egressa da primeira turma do curso na URI/FW, Jéssica Candaten Pacheco, que se formou em janeiro de 2020, comenta que teve oportunidades de participar de aulas práticas focadas na atuação específica como fisioterapeuta desde o segundo semestre da graduação, o que facilitou sua inserção no mercado de trabalho posteriormente. “Uma das áreas que tive muito contato foi a hospitalar, que me encantou logo no início e me fez buscar posteriormente a formação na Residência Multiprofissional em Cardiologia. Hoje, trabalho junto à Secretaria de Saúde de Vista Alegre como fisioterapeuta concursada e, também, como professora do curso de Fisioterapia da URI”, conta Jéssica.


A egressa salienta a importância do aporte pedagógico de professores qualificados - mestres e doutores - na sua formação, bem como a estrutura física da universidade. “Durante meus anos como estudante, tive diversas oportunidades para participação em projetos de pesquisa e extensão juntamente com a comunidade, o que impactou de forma positiva na profissional que me tornei hoje. A URI/FW proporciona constante ampliação e qualificação em sua estrutura física, como a Clínica Escola de Fisioterapia, um dos locais mais importantes para minha formação, que possui uma estrutura física de excelência. Tenho orgulho de fazer parte da família URI, instituição que me acolheu e continua abrindo diversas portas profissionais para mim”, destaca a fisioterapeuta. 


O curso de Fisioterapia

Ao decorrer da graduação, os acadêmicos de Fisioterapia recebem propostas de trabalho constantes, mesmo em estágios extracurriculares remunerados. Há grande procura em áreas como a de Traumato-Ortopedia, em hospitais, em clubes esportivos e outros. Aliado às aulas práticas e estágios fornecidos pela instituição, a graduação visa promover aos seus estudantes aprendizados e técnicas que preparam para enfrentar o mercado de trabalho.


Vestibular

Você também pode fazer parte desta universidade que tem alto índice de empregabilidade. As inscrições para o Vestibular 2024 da URI estão abertas com vagas também para o curso de Fisioterapia. Os interessados podem se inscrever até dia 25 de outubro em vestibular.uri.br, com aplicação das provas no dia 29.

Confira as imagens: