Fisioterapia Infantil: previna lesões durante as atividades físicas das crianças nas férias

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
22/01/2024

As férias escolares chegam sempre acompanhadas de muita diversão, viagens, passeios, além de mais tempo livre para as brincadeiras, mas o período exige atenção redobrada dos pais para evitar lesões nas brincadeiras dos filhos.


A coordenação motora infantil, ainda em desenvolvimento, implica menor velocidade de reação física em comparação com a dos adultos. Conforme as crianças crescem e se fortalecem, os riscos de lesões também aumentam.


Nas práticas esportivas, as lesões podem ocorrer como resultado de quedas, batidas, boladas, torções, entre outros. Assim, todos os esportes e exercícios físicos implicam riscos e a única solução é prevenir. Os pais são aliados importantes e precisam se informar das causas e das formas de prevenir lesões, sendo fundamental que propiciem a seus filhos a oportunidade de praticar esportes de maneira segura.


Dicas para prevenir lesões durante as atividades físicas:

  1. Avalie os níveis de dificuldade de cada esporte para ver se eles são compatíveis com a idade e o tamanho da criança. Por exemplo: uma bicicleta de adulto não serve para uma criança.
  2. Garanta que a criança, ao andar de bicicleta, patins ou skate, sempre utilize roupas adequadas e proteção apropriada, como capacete, joelheiras e cotoveleiras, e que pratique essas atividades em locais próprios e seguros.
  3. Antes de começar qualquer esporte, as crianças devem passar por um exame médico completo.
  4. Verifique se a pessoa que treina a criança está capacitada a prestar um serviço de primeiros socorros em caso de acidentes.
  5. Verifique se o ambiente de treinamento é adequado para prática esportiva.
  6. As crianças devem ter um tempo adequado de intervalo entre as atividades e não devem continuar a jogar se estiverem machucadas.